Fechar

Maringá

História

Shopping Cidade Maringá recebe ônibus ‘Eu Amo Maringá’

Publicado por Redação GMC, 16:19 - 26 de Junho de 2019

Quem visitar o Shopping Cidade Maringá nos próximos dias, poderá conferir de perto registros que ajudam a contar a história de Maringá. Isso porque entre esta quinta-feira (27) e sábado (29), o ônibus “Eu Amo Maringá” será atração no estacionamento externo do shopping.


O projeto é uma iniciativa do jornalista Ângelo Rigon e foi lançado em maio de 2017, quando Maringá comemorou 70 anos. A ideia, de acordo com Rigon, é estimular o “maringaísmo” e preservar a história da cidade, com uma exposição itinerante de fotografias (são mais de 100, no total) e de memorabília - são mais de duas dezenas de objetos, como flâmulas, chaveiros, livros, documentos, discos e até um pedaço do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu na cidade quando se apresentava no 10º aniversário de Maringá, em 1957.


A exposição já foi levada a vários centros de educação infantil e escolas públicas e particulares; a rede estadual de ensino tem uma disciplina sobre a história de Maringá, e o material serve como complemento para os alunos.


O diferencial, além de a exposição ser dentro de um ônibus, é que a maior parte das fotografias foram restauradas. Grande parte do acervo vem da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, repassado ao Museu da Bacia do Paraná e à Gerência de Patrimônio Histórico, além de doações feitas por famílias.


Há fotografias aéreas, por exemplo, mostrando que as palmeiras do Centro de Convivência Comunitária de Maringá (antiga praça Desembargador Franco Ferreira da Costa) foram plantadas no formato da Catedral, para ser uma espécie de sombra da igreja.


Uma fotografia da cidade em 360 graus também faz parte da exposição e é um sucesso entre os visitantes.


O projeto tem o apoio da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), que doou recentemente o veículo, que até o final do ano será remodelado e ganhará climatização e um novo visual interno.



Programe-se


A visita ao ônibus “Eu Amo Maringá” será liberada durante o horário de funcionamento do shopping e é de graça.


Mais informações sobre esta e outras atrações do Shopping Cidade Maringá podem ser obtidas pelo telefone (44) 2103-3100.


Bloco de Galeria
Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo