Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Semob elege desculpas mais esfarrapadas para fugir das multas


Por Letícia Tristão Publicado 16/07/2018 às 10h00 Atualizado 17/02/2023 às 15h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De janeiro a maio deste ano, foram aplicadas em Maringá 129.215 multas. Dessas autuações, 28.027 condutores entraram com recurso contra as infrações, e segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), algumas justificativas chamam a atenção dos agentes de trânsito.

Alegações recorrentes apontam problemas técnicos nos radares. “Entre as explicações mais comuns temos a que o radar de velocidade está com defeito ou sem aferição do Inmetro”, afirma um dos agentes.

Outras justificativas são tão usadas que já se tornaram “clássicos”, como “o semáforo ainda estava no amarelo” ou “passei com o semáforo no último estágio do sinal verde, mas mesmo assim fui autuado”.

E muitas desculpas para desviar das multas são, no mínimo, curiosas. Segundo a Semob, motoristas se defendem dizendo que não estavam falando ao celular, mas coçando a cabeça; ou que havia um caminhão na frente, por isso não foi possível ver o semáforo fechado.

“Estava de camisa preta, então o agente de trânsito não podia ver se eu estava sem cinto”, “precisei acelerar porque estava transportando um doente no carro” e “avancei o semáforo vermelho para dar passagem a uma ambulância” também fazem parte da lista.

Mais números

A primeira oportunidade para o condutor recorrer da multa é a Defesa da Autuação e deve ser feita em até 15 dias após da data da notificação. Uma vez indeferido, pode-se em 30 dias ingressar com um recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

Ainda de acordo com a Semob, dos pedidos de Defesa de Autuação abertos este ano, apenas 5,5% foram aceitos, os outros 94,5% foram indeferidos. Já segundo a Jari, quase todos os processos protocolados foram negados: 98,2%. Apenas 1,8% das justificativas foram convincentes e “colaram”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação