Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Secretaria de Educação vai dar falta aos alunos que não forem à escola


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 01/07/2019 às 13h12 Atualizado 23/02/2023 às 04h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) informa que, apesar da greve dos professores da rede estadual de ensino, as escolas do Paraná vão ficar abertas e com atividades normalmente até o recesso que começa no próximo dia 15. Os alunos que não comparecerem vão receber faltas e não haverá reposição de aulas.

Professores e funcionários em greve terão desconto na folha de pagamento. A informação está na Agência Estadual de Notícias – leia abaixo o texto completo.

Na manhã desta segunda-feira (1º), os coordenadores da greve em Maringá disseram à imprensa que o sindicato vai procurar o Ministério Público (MP) para denunciar o que eles consideram uma ameaça.

É o que diz a presidente da APP Sindicato em Maringá, Vilma Garcia. “Nós vamos ao Ministério Público fazer essa denúncia porque além de ser uma orientação, uma ação que fere o direito da criança, de acordo com o Estatuto da Criança de Adolescente, fere a Constituição e fere o direito de greve, já que é uma forma intimidar para que os professore voltem para sala de aula sem negociação e sem data-base”, disse.

Ouça a entrevista dela completa concedida à CBN Maringá:

Na semana passada, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Luciano Pereira, disse que em algumas escolas há professores, mas faltam alunos.

Leia o texto na íntegra da Agência Estadua de Notícias (AEN) sobre o assunto:

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte esclarece aos pais e responsáveis, alunos e profissionais do magistério que as escolas da rede estadual de ensino realizarão suas atividades normalmente até o início do recesso escolar, que acontece apenas em 15 de julho.

Até lá, a secretaria orienta que todas as aulas ocorram normalmente em todas as instituições de ensino na rede da educação básica, de maneira a evitar prejuízos no cumprimento do ano letivo e a necessidade de reposição de aulas.

Segundo a secretaria, alunos ausentes terão as faltas registradas. Professores e funcionários que não comparecerem ao trabalho também terão registro de falta no relatório mensal de frequência, resultando em desconto em folha.

Nos últimos dias menos de 4% das 2.143 escolas estaduais tiveram as aulas prejudicadas em razão de manifestações de sindicatos de servidores. A reposição das aulas não realizadas deverá acontecer em período de recesso e de férias.

Conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) o calendário escolar é obrigatoriamente de 200 dias letivos.

Fotos: Luciana Peña/CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação