Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Saiba como as cores que iluminam a Catedral de Maringá são escolhidas


Por Luiz Santos Publicado 10/04/2019 às 13h30 Atualizado 21/02/2023 às 02h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Catedral Nossa Senhora da Glória é a “igreja mãe” da arquidiocese de Maringá e um dos principais símbolos da cidade. A iluminação colorida é um atrativo da igreja e chama a atenção da população pela beleza. Mas, você sabe como é feita a escolha das cores?

Em um vídeo publicado no Facebook, o pároco Virgílio Cabral dos Santos explica que a iluminação da igreja é feita em parceria com a prefeitura.

“A Catedral emprestou a estrutura do templo e a prefeitura confeccionou a iluminação”, relata.

Assim, a iluminação é determinada em um acordo entre estas partes. Segundo Virgílio, as cores são determinadas “principalmente pelo momento litúrgico que a Igreja vive e também por momentos cívicos importantes para Maringá e o país.”

Em maio, na semana do aniversário da cidade, as cores da Catedral são as da bandeira do município. Já em setembro, na semana da pátria, a iluminação leva as cores da bandeira do Brasil.

Outras alterações das luzes já previstas em contrato são em outubro, mês de combate ao câncer de mama e quando a Catedral fica rosa; e novembro, quando a igreja fica azul para conscientização sobre câncer de próstata.

No vídeo, o pároco lembra que, durante o período de testes, foram colocadas cores específicas para prevenção de algumas doenças. Porém, logo após a finalização das luzes, as cores “foram estabelecidas em contrato e não há como acessar a mudança delas periodicamente”.

Virgílio também explica que as cores são “preparadas” por um único técnico, que atualiza a programação de vários meses em um aparelho na Catedral. “Tudo durante meses vai transcorrer automaticamente”, comenta o pároco.

Virgílio diz que não há como atender todos os pedidos já que não é possível alterar as cores “mecanicamente”. Além disso, o pároco ainda ressalta que não consegue priorizar demandas. “Quando se trata de vida humana, tudo é importante”, destaca.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação