Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Relembre a antiga Kalahari, boate que fez história em Maringá


Por Chrystian Iglecias, com Maringá Histórica Publicado 09/08/2019 às 19h15 Atualizado 23/02/2023 às 20h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Inaugurada com um direito a show do cantor Wando, em novembro de 1983, a antiga boate Kahalari certamente faz parte da história de Maringá. Quem viveu o início da vida adulta entre as décadas de 80 e 2000 jamais se esquecerá deste lugar. Foi lá que muitos “doentes de amor” procuraram “remédio” na vida noturna!

O local escolhido para a obra foi um prédio inacabado que ficava em cima do Cine Plaza, ao lado da praça Raposo Tavares. Os fundadores da Kalahari foram os irmãos Manoel Abrão Neto e Paulo Abrão, além de outros dois irmãos que se associaram posteriormente: Eugênio Casagrande e Osmar Casavecchia. O proprietário daquele prédio era o folclórico Zé Português. Boêmio, ele facilitou o acordo pela obra.

O nome do estabelecimento veio das mentes da arquiteta Vânia e do artista plástico Carlos Sá, ambos londrinenses. Tendo em mente a decoração que foi pensada para a boate, sua denominação teria que fazer referência a um deserto. O primeiro nome cogitado foi ‘Saara’, porém a ideia não agradou aos sócios. ‘Kalahari’, no entanto, caiu como uma luva.

Relembre outras baladas que fizeram sucesso em Maringá.

A casa noturna possuía espaços para shows dos mais diversos estilos musicais. Com pista lenta e pista rápida, o samba, o pagode e a MBP “comiam soltos”. Quatro anos após sua fundação, a Kalahari passou por duas reformas importantes. Uma delas foi a implantação de um mezanino entre o quarto e o quinto andar.

Em 1995, o corpo de bombeiros pedia uma série de intervenções no local inicial, próximo à Raposo Tavares. Como o edifício era muito antigo, isso era praticamente impossível de ser feito. Os sócios, então, escolheram adquirir um terreno em outro local e construir uma nova Kalahari. Em seu lugar, foi criada a América Music Hall.

O novo destino da Kalahari seria a Cerro Azul, inaugurada em 16 de agosto de 1995. Neste local, a boate funcionou até 2002, quando após uma grande reforma, a Kalahari foi reaberta com nome de “DOT”, que funcionou até 2006, quando os sócios decidiram por um fim no investimento.

O prédio acima do Cine Plaza será revitalizado e dará lugar ao espaço cultural “Complexo Plaza”. Saiba mais em uma reportagem produzida pela CBN Maringá em janeiro deste ano!

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação