Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Quatro ‘ondas’ de pacientes vão impactar a saúde nos próximos meses


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 21/05/2020 às 17h41 Atualizado 23/02/2023 às 00h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Depois de 50 dias internado na UTI, um dos primeiros pacientes do Hospital Municipal de Maringá com Covid-19 voltou para casa esta semana.

Mas a doença castigou tanto o economista Eudes Januário, ex-secretário municipal, que ele ainda não consegue andar.

O secretário de Saúde Jair Biatto, que é médico intensivista, acompanhou o paciente de perto.

“É um dos primeiros casos, que recebeu alta do Hospital Municipal, tratado com os cuidados de UTI e agora se recupera de uma doença que debilita muito o paciente”, declarou.

O caso de Eudes é emblemático. Ele representa um grupo de pacientes que vão impactar indiretamente o serviço de saúde. Quatro ondas de pacientes estão impactando ou vão impactar o serviço público e privado.

São pessoas que vão precisar de atendimento médico em consequência indireta da Covid-19.

“São quatro ondas que envolvem a saúde. A primeira, (das pessoas) que possuem doenças crônicas e tiveram medo de procurar o sistema de saúde anteriormente, mas vão procurar agora. Isso não ocorre só em Maringá, mas no mundo todo. A segunda, de pacientes com doenças agudas, como infarto, AVC, que continuam existindo mas que, por medo, não procuram o hospital durante a pandemia, mas uma hora irão precisar. A outra é do próprio paciente com Covid, como o Eudes, que ficou mais de 50 dias na UTI. Ele vai precisar de apoio, recuperação, fisioterapia, uma recuperação que demora de 6 meses a 1 ano. A quarta onde é a da doença mental, onde as pessoas estão mais doentes, depressivas e vão precisar procurar um hospital”, afirmou.

A orientação é que as pessoas se cuidem e procurem ajuda especializada sempre que precisar.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação