Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Projeto estimula consciência ambiental em crianças e adolescentes


Por Monique Manganaro Publicado 28/11/2019 às 13h05 Atualizado 25/02/2023 às 03h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

30 estudantes maringaenses, com idades entre 10 e 14 anos, recebem nesta quinta-feira (28) o diploma do Programa de Educação Ambiental ‘‘Força Verde Mirim’’, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental do Paraná.

Com o objetivo de formar cidadãos engajados com questões ambientais, o projeto reúne aulas teóricas e práticas, ministradas por policiais, para ensinar conceitos básicos de meio ambiente, além de condutas morais e cívicas.

“Acima de tudo, o projeto visa a aproximação da Polícia Militar com a comunidade. Durante o curso, eles ganham noção de fauna, flora, coleta seletiva, poluição, pesca predatória; depois, na segunda parte do curso, vão a campo e fazem plantio e distribuição de mudas, blitz ecológica, trabalho com material reciclável”, detalha o 3º Sargento Rywerson Borges Monteiro, tutor do projeto em Maringá. 

O “Força Verde Mirim” existe desde 2008 em Maringá e, atualmente, tem parceria com a Lar Escola da Criança e com a Procuradoria do Trabalho da cidade. Os estudantes participam das aulas durante seis meses, com encontros semanais no Lar Escola. A iniciativa é totalmente gratuita.

Entre os ensinamentos que recebem, os estudantes aprendem, inclusive, a marcha tradicional da PM. “Agora chegou o grande dia, o dia da formatura. Eles vão entrar marchando e terão todas as autoridades presentes, os familiares. É muito emocionante”, afirma Monteiro. 

A formatura da turma deste ano do programa ocorre às 19h30 desta quinta, no Lar Escola da Criança de Maringá (localizado na Rua Martim Afonso, 1441, Jardim Novo Horizonte).

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação