Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Projeto maringaense de reforma em biblioteca é destaque no país


Por Monique Manganaro Publicado 23/12/2019 às 13h25 Atualizado 25/02/2023 às 09h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A iniciativa de um maringaense para revitalizar a biblioteca de um colégio estadual da cidade foi destaque na formatura dos 1.400 estudantes que participaram das aulas do RenovaBR Cidades 2019. Durante o evento, o projeto de conclusão de curso desenvolvido por Anníbal Bianchini foi considerado o melhor da região sul do Brasil.

“Foi muita emoção quando subi ao palco estar representando nossa cidade, que já é famosa por seu associativismo, poder ser destaque também diante das novas lideranças e autoridades nacionais que estavam ali presentes”, relembra o maringaense.

Bianchini foi um dos estudantes que ingressaram na segunda turma formada pelo RenovaBR Cidades 2019, que capacita cidadãos comuns para concorrerem a cargos políticos, nas mais diversas esferas da administração.

Participando do curso, o maringaense teve quase 100 horas de aulas com gestores públicos, além de provas, encontros presenciais e atividades práticas. “Uma delas foi o ‘Renovar o Brasil’, onde tínhamos a missão de fazer uma transformação perene, em uma parte de nossa cidade que tivesse a ver com nossa história e nossa bandeira”, destaca.

A partir dessa proposta do RenovaBR, Bianchini teve a ideia de revitalizar a biblioteca que leva o nome do avô dele, o pioneiro Anníbal Bianchini da Rocha. O local do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek passou, então, por reformas na estrutura, nos móveis e recebeu o que era considerado mais necessário pela diretora do colégio: aparelhos de ar-condicionado.

“A diretora, em conjunto com sua equipe, mostrou a dificuldade de manter alunos na biblioteca, pois ela não era climatizada e tinha que ficar com as janelas fechadas para os macacos do horto florestal não entrarem”, explica.

O objetivo era, então, conseguir recursos para custear a iniciativa. A meta: R$ 10 mil. Bianchini diz que uma vaquinha online foi a principal ferramenta de arrecadação. “Chegamos a arrecadar R$ 4.950 na vaquinha, e restante com doações de serviços conseguimos atingir 100% das metas propostas.”

Ele afirma que a proposta do RenovaBR era que os alunos pudessem idealizar e executar projetos para “renovar o Brasil”. No entanto, duas semanas antes da formatura, os organizadores fizeram a surpresa e decidiram eleger três projetos finalistas por cada região do país.

“Nossa reforma entrou como finalista para receber o prêmio de destaque do sul do Brasil. O vencedor seria o que tivesse maior número de compartilhamentos no Facebook. Mais uma vez, recorremos ao apoio de toda Maringá, e fomos muito bem atendidos! A imprensa fez sua parte, amigos, familiares, e pessoas de toda cidade se esforçaram para somarmos 1.178 compartilhamentos, chegando a 12 mil visualizações em nosso vídeo na página oficial do RenovaBr”, detalha Bianchini. 

Assista ao vídeo.

https://www.facebook.com/BrasilRenova/videos/824262734695173/?v=824262734695173

Atualmente, quase mil alunos do Colégio JK têm acesso à nova biblioteca.

Nas redes sociais, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, parabenizou Bianchini pelo reconhecimento. “Ele é professor, rotariano, empreendedor e voluntário. Levou o nome da nossa cidade para o país. Orgulho”, escreveu Maia. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação