Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Projeto de revitalização de praças começará pela Rocha Pombo; IMAGENS


Por Redação GMC Publicado 22/04/2019 às 20h04 Atualizado 21/02/2023 às 06h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) enviou para a Diretoria de Licitação da Secretaria de Gestão (Sege), a documentação técnica necessária para publicação do edital de concorrência pública que definirá a empresa de engenharia responsável pela execução da obra de revitalização de duas praças de Maringá.

A primeira a ser revitalizada, nesta etapa, é a Praça Rocha Pombo, localizada na rotatória das avenidas Brasil e Pedro Taques, na Vila Operária.

O outro espaço a ser repaginado, na sequência, será a Praça de Todos os Santos, localizada ao lado da rotatória de cruzamento das avenidas Cerro Azul e Juscelino Kubitschek, na área central da cidade.

As duas ações serão o ponto de partida para a execução de projetos que também envolvem a revitalização de outras seis praças de Maringá, com investimento total previsto de R$ 9 milhões.

Rocha Pombo

A primeira praça a ser repaginada, nesta série de ações, é a Praça Rocha Pombo, que será priorizada como uma área pública de lazer, descanso, convivência acessível e com segurança para todos.

O espaço faz parte do projeto original, aplicado pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira, que deu origem ao planejamento da cidade, porém, sua revitalização prevê um novo mobiliário urbano com a preservação de seu potencial ecológico e ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Albari de Medeiros, os estudos para revitalização de praças e parques de Maringá são realizados pela Semop em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) e as secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Planejamento e Urbanismo (Seplan).

“O que se pretende é realizar uma intervenção geral na praça Rocha Pombo, que melhore sua visibilidade, porém, por meio de um projeto simplificado e viável para execução”, explica.

As intervenções na Rocha Pombo vão envolver a troca do piso, recuperação do paisagismo, reforma da ciclovia, melhoria na iluminação pública e a implantação de pergolados, playground e lixeiras.

O custo estimado para a reformatação da praça é de R$ 1,6 milhão.

Todos os Santos

A segunda praça que já tem toda documentação pronta para ir à licitação para ser revitalizada é a Praça de Todos os Santos, na rotatória de cruzamento entre as avenidas Cerro Azul e Juscelino Kubitschek – a Avenida Perimetral – na Zona 2.

Conforme projeto urbanístico elaborado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), para melhorar o fluxo de trânsito no cruzamento, a área da praça – hoje dividida em duas – será readequada e unificada, integrando o Teatro Reviver, o local da feira-livre e o playground em um só espaço. A ciclovia da Cerro Azul passará pelo interior da praça e as pistas da rotatória serão mais abrangentes para melhor fluidez do trânsito de veículos.

Conforme organograma elaborado para execução dos projetos, até o final de maio também deverão ir para licitação os projetos de revitalização das praças Farroupilha – no Jardim Alvorada; Emiliano Perneta – da Igreja São José, na Vila Operária – e a Praça Monsenhor Bernardo Cnudde, da Igreja Divino Espírito Santo, na Avenida Pedro Taques.

Na sequência passarão por processo de revitalização as praças Napoleão Moreira da Silva – entre a Avenida Brasil e a Rua Santos Dumont; José Bonifácio – na rotatória das avenidas Brasil e Cidade de Leiria – e a Praça Ivaí, localizada na região do Maringá Velho.

A proposta de qualificação dos espaços públicos passa também pela Praça Papa João XXIII – da Catedral; Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio e Praça Raposo Tavares, na área central, além da Travessa Jorge Amado, que fica no entorno do Terminal Intermodal. Esses espaços compõem o projeto de revitalização do Eixo Monumental de Maringá, no trajeto de 1,8km que vai desde a Catedral até o complexo esportivo da Vila Olímpica.

Praças prontas

Entre os espaços públicos já requalificados está a Praça Pioneira Maria Alice Pereira de Oliveira, entregue pela Prefeitura de Maringá no final de março deste ano para a comunidade do Jardim Tóquio.

Com obras executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), a praça ganhou melhorias na urbanização, com plantio de flores, instalação de bancos e equipamentos de lazer, além de reforço da iluminação, transformando uma área abandonada num ponto de encontro da comunidade.

Atualmente as equipes do setor de Praças e Parques da Semusp atuam na requalificação do Largo Júlio do Carmo Esteves, no entorno do Parque do Ingá, no cruzamento das avenidas São Paulo e XV de Novembro.

Outras obras e ações de melhoria também já foram executadas pela administração municipal na Praça Pedro Álvares Cabral – conhecida como “Praça da Patinação”, na Avenida Cerro Azul; na Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco – no cruzamento entre as avenidas Mandacaru e Alziro Zarur – e na Praça da Glória, no Jardim Liberdade.

A finalidade é fazer com que áreas dos bairros da cidade inteira passem a ser mais frequentados e os espaços públicos usados em locais próximos dos moradores.

Com esse propósito, a Prefeitura de Maringá já deu início à implantação de espaços de lazer em 19 bairros, dentro do projeto “Meu Campinho”.

A previsão é que até o final do primeiro semestre deste ano sejam concluídas obras dos pequenos complexos esportivos e de lazer em rotatórias e espaços atualmente desocupados no Jardim Novo Oásis, Santa Clara, Tabaetê, Veredas, Conjunto Odwaldo Bueno e Parque das Grevíleas.

O projeto “Meu Campinho” é resultado de parceria firmada pela Prefeitura de Maringá com o Governo do Paraná.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação