Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Prefeitura não multou mercados que estão abrindo aos domingos


Por Victor Simião, CBN Maringá Publicado 28/08/2018 às 20h19 Atualizado 18/02/2023 às 02h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A prefeitura de Maringá não multou nenhuma das 10 redes e supermercados da cidade que abriram nos últimos dois domingos. Apesar de a lei municipal que impedia isso ter entrando em vigor no dia 15, o município decidiu aguardar uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

O TJ-PR deve julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do tema, proposta pela , a Federação de comércio e serviços do Paraná (Fecomércio). 

Segundo a reportagem da CBN apurou, o Ministério Público Estadual fez a recomendação ao município para que aguardasse a decisão judicial. Procurada, a assessoria de comunicação da prefeitura preferiu não se manifestar.

Os supermercados e redes com liminar são: Bom dia Paraíso, Bem Bom (ligada ao Paraíso), Condor, Cidade Canção, Açaí, Muffato, Angeloni, Atacadão, Big e Diamante.

A lei que regula abertura dos supermercados foi publicada em maio. A iniciativa começou a funcionar em 15 de agosto. A partir dessa data, somente mercados com até cinco funcionários poderiam abrir em todos os domingos. As grandes redes somente uma vez por mês e mediante acordo com sindicato dos trabalhadores e prefeitura.

A primeira rede que conseguiu liminar para funcionar aos domingos foi a Cidade Canção. Nela, a justiça entendeu que quem deve legislar sobre o funcionamento dos mercados é a União. Até porque o governo federal regulamentou essa questão em 2017.

No Tribunal de Justiça, em segunda instância, a Adin aguarda a decisão de um desembargador. A procuradoria geral do estado e o ministério público estadual já se manifestaram favoravelmente à ação da Fecomércio. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação