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25 de abril de 2024

Postos de saúde vão atender até mais tarde em Maringá


Por Redação GMC Publicado 08/07/2019 às 12h28 Atualizado 23/02/2023 às 10h28
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Com objetivo em desafogar o fluxo das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências no Hospital Municipal (HM), a Secretaria de Saúde de Maringá vai estender o horário de atendimento de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliando o acesso aos serviços de atenção primária (Alvorada I, Cidade Alta, Alvorada III, Guaiapó/Requião, Morangueira Iguaçu, Ney Braga, Iguatemi, Pinheiros, Mandacaru, Quebec e Tuiuti).

A proposta é que postos funcionem de segunda a sexta, das 7h às 19 horas, já que atualmente a maioria encerra o expediente às 17h. A UBS Morangueira será a primeira a aderir a mudança. Conforme informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá, o horário deve mudar ainda este mês, no entanto, não há data definida até o momento. 

A ampliação dos horários é um uma ação do Governo Federal para melhorar o atendimento para a população e a qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais de saúde.

A medida prevê que a população tenha acesso aos serviços básicos como vacinação, consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, gestantes, consultas pré-natal, entre outros procedimentos.

Em Maringá, das 34 UBSs, duas localizadas nas áreas sul e norte da cidade já flexibilizam os horários. Ao todo, são mais de 600 profissionais que desempenham atividades de saúde nos postos do município.

“A necessidade veio da população e da percepção dos profissionais da área de saúde. As unidades que já funcionam em horário diferente abrem às 7h e fecham às 21 horas. É nesse horário que o trabalhador pode ser atendido, não só por uma questão de assiduidade do trabalho, mas também por conta de questões burocráticas quando se entrega atestado”, destaca Clície Arrias, gerente de Assistência à Saúde.

O funcionamento em horário diferenciado já promove resultados visíveis, principalmente na saúde preventiva.

A medida também permite mais flexibilidade na organização da Atenção Primária, que poderão trabalhar em escala, intercalando as equipes no atendimento à população. Os serviços da Atenção Primária são a principal porta de entrada para a população receber atendimento no Sistema Único de Saúde (Sus).

Na sequência, quando a necessidade de atendimento emergencial, o paciente é encaminhado para UPA mais próxima.

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