Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Pode ou não pode abrir? Confira as atividades liberadas em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 23/04/2020 às 17h20 Atualizado 23/02/2023 às 08h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aos poucos, as atividades econômicas estão sendo liberadas para o retorno de suas programações normais em Maringá. Confira abaixo a lista dos segmentos autorizados a funcionar:

COMÉRCIO VAREJISTA DE RUA

Funcionamento das 10h às 16h, de segunda a sexta
Obrigatório o rodízio de funcionários:
– Até 4 funcionários, pode trabalhar 100% do efetivo
– De 5 a 9 funcionários, pode trabalhar 60% do efetivo
– De 10 a 19 funcionários, pode trabalhar 50% do efetivo
– De 20 a 49 funcionários, pode trabalhar 40% do efetivo
– 50 funcionários ou mais, pode trabalhar 30% do efetivo

MERCADOS, SUPERMERCADOS, MERCEARIAS, PADARIAS, CASAS DE MASSAS E PRODUTOS NATURAIS, AÇOUGUES, PEIXARIAS, QUITANDAS, COMÉRCIO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA, RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES

Podem funcionar de segunda a sexta, das 8 às 20 horas e aos sábados das 8h às 18 horas, exceto nos feriados. Drive-thru, delivery ou retirada no balcão são liberados (a retirada no balcão é proibida para os que estejam localizados no interior de shoppings centers).

AGÊNCIAS BANCÁRIAS

As agências bancárias estão atendendo em horário normal, com medidas de prevenção obrigatórias.

SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS

Liberados desde quarta, 22, para atendimento de terça a sábado, das 9h às 17 horas, com regras baseadas em medidas de prevenção, adotadas pelo município.

FEIRAS LIVRES, FEIRA DO PRODUTOR E FEIRA ORGÂNICA

Poderão ocorrer de segunda-feira a sábado, das 7h às 11 horas e das 16h às 20 horas, com critérios de padronização de montagem e operacionalização, sendo permitido a instalação de até duas bancas por família, com espaçamento de 2 metros cada e a presença de dois feirantes por banca. É obrigatório a implantação da fita de isolamento que impeça o consumidor se aproximar do feirante.

SETOR HOTELEIRO

Poderá funcionar apenas para o recebimento de hóspedes ligados à saúde, às atividades essenciais e clientes mensalistas. Existem regras para agendamentos e reservas para hóspedes e medidas de prevenção para funcionários. As regras valem para hotéis, hostels, pousadas e motéis.

O QUE AINDA NÃO PODE FUNCIONAR?

Atividades que promovem a aglomeração de pessoas como casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates, academias de ginástica, teatros, cinemas, clubes, associações recreativas, áreas comuns e recreativas de condomínio, shoppings centers varejistas, atacadistas e galerias, presença em áreas de lazer públicas como pistas de skate, “Meu Campinho”, ATIs, complexos e quadras esportivas, aglomeração de pessoas em praças e parques, além de eventos públicos ou articulares, como casamentos, aniversários, formaturas ou outros formatos de confraternização.

Igrejas não podem abrir para o público, podendo realizar apenas atividades religiosas por meio de aconselhamento individual. Reuniões coletivas devem ser feitas de forma virtual.

SHOPPINGS:

O Sindicato Patronal dos Shoppings Centers de Maringá ingressou na Justiça com um pedido de liminar pedindo a reabertura dos shoppings na cidade – Leia mais aqui.

VALE LEMBRAR:

Os estabelecimentos comerciais, indústrias e de prestação de serviços que estão autorizados a receberem o público, devem estar atentos aos protocolos de higienização, ser conscientes e garantir a segurança de seus funcionários e clientes. É obrigatório a disponibilização de álcool gel 70% e o uso de máscara. Acesse os decretos e veja todas as medidas e especificações para cada segmento.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação