Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Pesquisa aponta que metade da população brasileira está acima do peso


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 07/08/2019 às 11h38 Atualizado 23/02/2023 às 19h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revela que mais da metade da população brasileira está acima do peso. O aumento foi de quase 68% nos últimos 13 anos. Levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) aponta que o índice de obesidade de 11,8% em 2006 subiu para 19,8% em 2018. O maior crescimento da taxa foi entre os 25 e 34 anos e 35 e 44 anos.

Apesar dos dados, o coordenador do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo), Nelson Nardo Júnior, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), diz que os números não são tão alarmantes quanto parecem.

A defesa do professor tem como alicerce o aumento da busca por hábitos saudáveis pela população, que se intensificou a partir de 2009.

Segundo ele, os dados da pesquisa são úteis para a prevenção e controle de doenças específicas associadas à obesidade, como a hipertensão e o diabetes.

“A pessoa que já se encontra com o quadro de obesidade terá bastante dificuldade para mudar esse quadro. A obesidade é uma doença que tem a importância clínica não tão reconhecida. Enquanto a gente tiver observando o aumento do sobrepeso e obesidade, a gente também vai estar vendo o reflexo do aumento da hipertensão e do diabetes”, enfatiza. 

Os homens apresentaram crescimento de 21,7% no índice de obesidade nos últimos anos e as mulheres, de 40%. A dona de casa Naryuaia Locatelli está nesta lista de quem engordou e não consegue emagrecer. Ela, que tem dois filhos (2 e 6 anos), ultrapassou os 105 quilos na segunda gestação e agora está na fila para fazer cirurgia bariátrica.

Ouça na reportagem

Para o educador físico e personal maringaense Paulo Gimenes, a dificuldade que as pessoas acima do peso encontram para emagrecer está nas metas, com resultados rápidos e prazos curtos.

Na contramão da obesidade e excesso de peso, a pesquisa também traz a informação que o consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 15% entre 2008 e 2018 no Brasil. No período, a prática de atividade física no tempo livre também registrou aumento de 25%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação