Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Prefeitura investiga morte de centenas de carpas no Parque do Japão


Por Redação GMC Online Publicado 10/06/2019 às 20h41 Atualizado 22/02/2023 às 21h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Parque do Japão, que não abre às segundas para manutenção, permanecerá fechado até sexta-feira (14), reabrindo no sábado (15). O fechamento do parque é necessário para compreensão de fenômeno que causou a morte de mais de duas centenas de carpas nos últimos 15 dias.

Análise inicial de peixes mortos, coletados no último dia 5 e realizados pela UEM, não foram conclusivos. Em reunião realizada na tarde desta segunda (10) com a presença de especialistas da UEM e Unicesumar, instituições de ensino que mantêm convênio de assessoria com o Parque do Japão, decidiu-se que a interrupção da visitação é necessária para ações pontuais.

Num primeiro momento, as carpas serão transferidas do lago maior para o menor, onde serão instalados aereadores para garantir maior oferta de oxigênio considerando o aumento da população de peixes no local. Antes será feita a despesca de espécies como tilápia e cascudo, também presentes nos lagos.

Coleta de amostra de água de diversos pontos (lagos, poço artesiano e nascentes) serão encaminhadas para análise para descartar ou confirmar suspeitas, como contaminação por emissão irregular de esgoto e até mesmo agrotóxicos, usados em terrenos do entorno para erradicar mato. Amostra de sedimentos do lago esvaziado também será coletada para estudo.

A Secretaria do Meio Ambiente vai fiscalizar empresas localizadas ao redor do parque para identificar eventuais situações irregulares em relação ao descarte de esgoto ou outros produtos contaminantes na rede. A rede coletora de águas pluviais da região também será investigada. Não se descarta manter o parque fechado por período mais longo, considerando a evolução das investigações e suas conclusões.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação