Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Para ajudar motoristas, rotatória ganha placa de instrução


Por Nailena Faian Publicado 23/10/2018 às 20h27 Atualizado 18/02/2023 às 17h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem dirige em Maringá pela primeira vez se impressiona com a quantidade de rotatórias. A cidade é lotada de “balões”, utilizados para ajudar a fluir o trânsito. O problema é que muitos motoristas trafegam de forma errada por eles.

Pensando nisso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) colocou recentemente uma placa na praça Sete de Setembro, conhecida como praça do Peladão. Ela orienta os motoristas a como trafegar pela rotatória que tem três pistas.

Quem está na faixa da esquerda precisa seguir para a primeira pista da rotatória, paralela à praça; quem está na faixa do meio segue para a pista do meio e o motorista que está na terceira faixa precisa seguir pela pista paralela à calçada.

“Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista precisa se manter na faixa da direita quando for entrar para a próxima via à direita. Ele deve se manter na esquerda quando for continuar fazendo a rotatória”, explica o engenheiro de trânsito da Semob Leonardo Ribeiro.

Outra orientação é sempre dar seta quando for virar ou até mesmo para sinalizar que continuará trafegando pela rotatória.

Além da rotatória do Peladão, a da praça Rocha Pombo também tem três faixas. “São colocadas as três faixas em balões em que há muito fluxo de veículos e que mesmo com semáforo não dá conta. Aí o estacionamento na rotatória é eliminado para dar lugar a mais uma pista”, esclarece Ribeiro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação