Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Padres se dividem sobre reabertura de paróquias em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 13/05/2020 às 20h01 Atualizado 23/02/2023 às 02h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A igreja católica em Maringá decidiu retomar as celebrações a partir do próximo domingo, 17. A decisão veio após a Prefeitura editar um novo decreto, permitindo a volta de missas e cultos, mediante uma série de regras. Apesar disso, padres e conselhos paroquiais estão divididos.

Há quem queira a volta e há quem não queira, apurou a reportagem com duas fontes ligadas diretamente ao assunto. No momento, Maringá tem mais de cem casos positivos da Covid-19 e seis mortes. O município ainda recomenda o distanciamento social, embora o poder público já tenha autorizado o retorno do comércio.

No caso dos católicos, há conselhos paroquiais, formados por padres e outras pessoas ligadas ao local em que atuam. Elas discutiram e votaram a decisão, aderindo a volta das missas. Até o momento, apenas uma delas optou por não retornar com ações públicas. É a paróquia São Mateus.

Conforme o decreto mais recente da Prefeitura de Maringá, é possível fazer até três missas, cultos ou reuniões religiosas aos domingos e uma durante o meio de semana. Nas igrejas, a lotação máxima será limitada a 30% da capacidade local; participantes devem ficar a pelo menos um metro e meio uns dos outros. O uso de máscaras será obrigatório. Entre uma celebração e outra é necessário respeitar o mínimo de uma hora e meia para a higienização do espaço.

De acordo com o decreto, pessoas do grupo de risco para o coronavírus não estão autorizadas a participar das celebrações. E há uma recomendação para que idosos e crianças com menos de 12 anos não participem presencialmente.

No caso da igreja católica, a Arquidiocese havia suspendido celebrações com público em 17 de março, devido à Covid-19. A partir daí, somente atendimentos individuais. Celebrações começaram a ser transmitidas pela internet. Mesmo agora, com o retorno das ações com a presença de pessoas, as transmissões online continuam.

Embora a maior parte das paróquias volta a funcionar no fim de semana que vem, uma delas abriu já no dia 10 deste mês. Foi a São Francisco de Assis, no Jardim Alvorada.

Em relação à catedral, as missas aos domingos serão às 8h, às 10h30 e às 18h. Na semana, será às quartas, às 18h30.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação