Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Operação mau cheiro notifica duas empresas em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 24/07/2019 às 21h56 Atualizado 23/02/2023 às 15h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Iniciado em maio deste ano, a operação “mau cheiro”, realizada pela Secretaria Municipal de Maio Ambiente, vistoriou quatro empresas até o momento. Duas foram notificas por problemas. Nenhum envolve a questão de odor. E, por conta disso, as empresas continuam funcionando normalmente. O trabalho de vistoria envolve, também, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Corpo de Bombeiros.

11 empresas foram escolhidas para passar por vistorias, mas até o momento quatro receberam a fiscalização. São empreendimentos que ofertam serviços de autofossas, coleta de resíduos, compostagem e abatedouros, por exemplo. No caso das duas que receberam notificações, um prazo para que elas se justifiquem foi aberto. Os problemas encontrados foram de descarte e coleta, explicou gerente de fiscalização ambiental do município, Ivan Zakaluk, em entrevista à CBN Maringá.

SONORA

A previsão do município era fiscalizar pelo menos uma empresa semanalmente. 10 semanas após o início do trabalho, a meta não foi alcançada. A explicação é que órgãos estaduais, como o IAP, têm outra agenda. E teve a greve também, disse o gerente.

Apesar de ser uma fiscalização, o objetivo não é criar problemas para as empresas, tanto que elas já sabem que vão ser vistoriadas. A Sema monitora 20 empreendimentos potencialmente causadores de odores desagradáveis. Dois deles já receberam há um tempo uma multa de R$ 2, 2 milhões cada.

Nos últimos meses, a secretaria tem recebido denúncias de odor, mas nada tem sido confirmado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação