Fechar

Maringá

Unicesumar

Maringá: programa gratuito de tratamento de obesidade abre inscrições

Publicado por Redação GMC Online, 16:24 - 05 de Fevereiro de 2019

Bloco de Imagem

Imagem ilustrativa/Pixabay

Os interessados em participar do Programa para o Tratamento da Obesidade, desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS/UNICESUMAR), têm até o dia 28 de fevereiro para realizarem a inscrição. O programa é gratuito e tem como objetivo promover a saúde e proporcionar a melhoria dos parâmetros biopsicossociais dos participantes.


As atividades do Programa para o Tratamento da Obesidade começam no dia 11 de março e serão disponibilizados cinco grupos, de acordo com as seguintes faixas etárias: 7 a 11 anos, 12 a 17 anos, 18 a 39 anos, 40 a 59 anos e idade igual ou superior a 60 anos. As vagas são limitadas e têm prioridade na inscrição, pessoas que já apresentam patologias associadas à obesidade, como por exemplo: diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, dentre outras. Além disso, pessoas com a prescrição médica (receita médica) com indicativo de tratamento da obesidade por meio da prática de exercícios físicos, reeducação alimentar e mudanças comportamentais, serão priorizadas nas inscrições. Adicionalmente, pessoas em condição de vulnerabilidade social também serão priorizadas.


O coordenador do programa, Braulio Henrique Magnani Branco, informa que o tratamento será realizado na sede da UniCesumar e os encontros ocorrerão três vezes por semana, com atendimento no início da manhã, final da tarde e início da noite, dependendo do grupo e/ou faixa etária. O tratamento é direcionado às pessoas que residem em Maringá ou região metropolitana.



“O programa tem duração de 12 semanas e nesse tempo os participantes passam por acompanhamento de profissionais de educação física, psicologia, de nutrição, fisioterapia, medicina e biomedicina. As pessoas que tiverem pelo menos 75% de frequência nas intervenções estarão elegíveis para participar do próximo semestre de intervenções”.



As inscrições devem ser feitas pelo telefone (44) 3027-6360 ramal 3479 ou pelos e-mails liipsunicesumar@gmail.com e grupodestudos@unicesumar.edu.br. É preciso informar o nome completo, idade, peso corporal, estatura, onde reside, telefone fixo e celular, nível de escolaridade, se apresenta alguma patologia (fora a obesidade), limitações osteomioarticulares, se usa medicamentos de uso controlado e se tem disponibilidade para participar do projeto três vezes por semana. Para os inscritos no grupo de 7 até 17 anos, é necessário informar a instituição de ensino que a criança ou adolescente está matriculado. Lembrando que o programa tem vagas limitadas que serão elencadas por nível de prioridade.


O Programa para Tratamento de Obesidade começou as atividades em 2017 e desde então já atendeu mais de 250 pessoas. Durante as 12 semanas de tratamento, os participantes recebem orientações e informações sobre como manter hábitos saudáveis para toda a vida. O projeto integra o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS/UNICESUMAR), coordenado pela prof. Dra. Sônia Bertolini e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/UNICESUMAR), coordenado pela prof. Dra. Solange Lopes.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo