Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Nas ruas de Maringá, fim do horário de verão divide opiniões


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 14/02/2019 às 10h15 Atualizado 20/02/2023 às 01h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Iniciado em 4 de novembro de 2018, o horário de verão chega ao fim no próximo sábado (16) em 10 estados do país e no Distrito Federal. Ou seja, nas regiões sul, sudeste e centro oeste, quando der 0h, os relógios terão que ser atrasados em uma hora. Nas ruas, a notícia do fim do horário de verão gera alegria e tristeza aos maringaenses. É que as opiniões se dividem, como uma relação de “amor” e “ódio”. Para a dona de casa Giseli Macedo, o fim do horário de verão gera “alívio”. Ela conta que gosta de dormir mais e que no horário atual, se sente cansada.

Ao contrário da dona de casa, pensa a estudante Giovana Maria Jorge. A disposição é maior durante o horário de verão, principalmente para prática de atividade física.

Feliz mesmo está a vendedora Vanessa Diniz, que se adapta ao horário em qualquer época do ano. É que ela não tem preferência específica.

Mas afinal, qual a finalidade do horário de verão para a Copel? Segundo o gerente de Gestão da Inovação da Companhia Paranaense de Energia, Gustavo Klinguelfus, a medida prevê alívio de carga de 4,5% no consumo de energia, o que reduz a demanda no sistema elétrico.

A pergunta é: como economizar energia pensando na conta do fim do mês? Diminuir o uso de aparelhos, como ar condicionado, ajuda muito.

Ouça a reportagem

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação