Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Mutirão faz coleta de eletrônicos e vidros nesta sexta e sábado


Por Redação GMC Publicado 27/09/2018 às 17h50 Atualizado 18/02/2023 às 10h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Será realizado nesta sexta (28) e sábado (29) um mutirão de coleta de sucata eletrônica e vidros em ponto instalado entre o Estádio Willie Davids e Restaurante Popular (Avenida Duque de Caxias). A ação será das 9h às 16h e é realizada pelas secretarias de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) e de Serviços Públicos (Semusp).

O que descartar?

O mutirão recebe computadores e demais componentes, celulares, além de televisores, micro-ondas, liquidificadores e outros eletrodomésticos. Garrafas, potes, frascos, espelhos e outros produtos com vidro como copos e óculos também são coletados.

Realizado mensalmente, em apenas três edições os mutirões já coletaram 22 toneladas de sucatas eletrônicas e vidros. A ação reduz passivos ambientais, economiza gastos com aterro de recicláveis e previne a comunidade de doenças provocadas pela destinação incorreta.

Embora servidores da Sema realizem a triagem dos produtos, é importante que a comunidade separe vidros do lixo eletrônico. Os produtos são transportados pela Semusp até as seguintes cooperativas especializadas: Coopercanção (eletrônicos) e Coopervidros (vidros).

A trituração do vidro é feita na própria cooperativa que comercializa com empresa de reciclagem paulista na fabricação de copos, pratos e embalagens conforme a qualidade do material. Nos eletrônicos são separados o plástico, cobre, alumínio, além de outros metais e materiais destinados a empresas de reciclagem paulistas e paranaenses. Como no caso dos vidros, a fabricação de um novo produto depende da qualidade e o tipo de materiais.

Riscos

Entre os metais pesados presentes no lixo eletrônico estão o chumbo, cádmio, mercúrio, chumbo, arsênio, berílio extremamente nocivos à saúde. Além do câncer, alergias e problemas nos sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a destinação incorreta desses produtos contaminam o solo e águas subterrâneas, comprometendo qualidade da água e a vida da fauna aquática.

Lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes devem ser destinadas exclusivamente aos revendedores, conforme a logística reversa da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para facilitar a destinação, a Sema firmou parceria com empresa especializada e disponibilizou pontos de coleta nas redes dos supermercados Cidade Canção e Super Muffato.

Com assessoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação