Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Mulheres ganham 10% menos que os homens em Maringá


Por Nailena Faian Publicado 16/11/2018 às 17h53 Atualizado 18/02/2023 às 23h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em Maringá, o salário das mulheres é menor que o dos homens em todos os setores. É o que aponta um levantamento realizado pelo economista João Ricardo Tonin, a pedido do Portal GMC Online. Segundo a pesquisa, na cidade, as mulheres ganham, em média, 10% menos que os homens.

O levantamento feito com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, revela que as mulheres têm salários mais baixos em todos os setores: indústria, construção civil, comércio, serviços e agropecuária.

Mesmo no setor de serviços, onde as mulheres são maioria, elas ganham em média 13% menos. São 38.341 homens trabalhando nessa área e 42.738 mulheres, ou seja, 52% dos trabalhadores são do sexo feminino.

“É importante analisar duas situações nesse levantamento. As mulheres tendem a ganhar menos nas mesmas funções que os homens e também em alguns setores trabalham em funções diferentes, mas ganham menos do mesmo jeito”, analisa Tonin.

O setor da indústria é o que apresenta maior diferença salarial entre homens e mulheres, em Maringá. As trabalhadoras recebem cerca de 23% a menos que os homens, mostra o levantamento.

No setor da construção civil as mulheres têm o salário 6% menor, diferença que chega a 15% no comércio e na agropecuária.

“Penso que há um longo caminho ainda para reduzir essa diferença salarial. Como a entrada no mercado de trabalho da mulher ocorreu de forma gradual e um pouco mais tardia que o homem, há ainda um processo de discriminação. As mulheres, inclusive, possuem formação acadêmica melhor que os homens, mas, mesmo assim existe essa diferença salarial”, avalia o economista.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação