Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

MP denuncia mulher por racismo e injúria racial em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 27/11/2018 às 17h49 Atualizado 19/02/2023 às 03h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Ministério Público do Paraná, por meio da oitava promotoria de Justiça de Maringá, denunciou uma mulher 41 anos por racismo e injúria racial. O caso envolve a suspeita e um jovem negro de Maringá. Em agosto, a mulher xingou o psicólogo Nilson Lucas Gabriel de preto e outros termos.

O caso começou por conta de um problema envolvendo vagas em garagens em um prédio, no residencial Cidade Nova, em julho. O jovem e a irmã dele deixam as bicicletas em uma das vagas. E em algumas ocasiões, as bicicletas entraram na vaga da vizinha, que não gostou disso porque a situação aconteceu mais de uma vez. Aí, em um sábado, ela xingou o psicólogo.

O áudio com as ofensas foi gravado e apresentado à policia.

Um boletim de ocorrência foi feito. O inquérito da policia civil pediu a denúncia por injuria racial; mas o Ministério Público viu indícios de descriminação racial, ou seja, racismo. A Justiça aceitou a denúncia, e o Ministério Público abriu processo. A ação tramita na segunda vara criminal de Maringá.

A denunciada recebeu um ofício intimando para uma primeira audiência. A denúncia do MP foi feita em outubro.

A advogada Ana Caroline Salvalajo Dechiche, que atua com Nilson Lucas Gabriel, disse esperar que a justiça seja feita. Para ela, o Ministério Público cumpriu com o papel esperado. A partir de agora, audiências devem ser realizadas.

A CBN procurou a defesa da suspeita. Em um primeiro momento, uma das advogadas dela disse que entraria em contato com a cliente para depois dar uma resposta à reportagem. A CBN está no aguardo.

O crime de racismo tem pena de três anos e multa; o de injúria racial, pena de um a três anos de reclusão, mais multa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Grávida de 7 meses é mantida em cárcere privado por traficantes no Rio


Uma grávida de sete meses, mantida em cárcere privado por traficantes do Morro da Providência, centro do Rio de Janeiro,…


Uma grávida de sete meses, mantida em cárcere privado por traficantes do Morro da Providência, centro do Rio de Janeiro,…