Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

‘Espaçosos’: carros mal estacionados causam indignação em Maringá


Por Nailena Faian, com colaboração de Chrystian Iglecias Publicado 07/03/2019 às 18h00 Atualizado 20/02/2023 às 11h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Encontrar uma vaga para estacionar na área central de Maringá não é fácil. Em busca de um espaço para parar, você roda por algumas quadras e não é difícil se deparar com carros estacionados de maneira incorreta.

Sabe aqueles motoristas “espaçosos”, que não colocam o carro até o fim da demarcação e deixam espaço sobrando, impedindo que mais veículos caibam ali? Isso revolta muitos condutores. 

A reportagem do portal GMC Online deu uma volta a pé pelo Centro da cidade e em apenas dez minutos encontrou veículos estacionados de forma errrada. 

“É duro, vejo muita coisa assim em Maringá. Tem cara que estaciona bem no meio e tira minha vaga. Me incomoda bastante”, comentou o aposentado Marcos Soriano, de 44 anos.

“Incomoda. Às vezes dá para encostar e o cara deixa dois metros de distância do outro para ele sair depois. Isso é errado, tem que ter consciência que outro carro pode querer estacionar também”, diz, indignado, o aposentado José Fernandes, de 68 anos.

De acordo com o diretor da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá, Marcelo Filite, não existe multa para quem estacionar desta forma, como vemos na imagem abaixo.

“Nesse caso é bom senso do condutor. Ele tem que pensar que estacionando corretamente vai fornecer vaga para outro motorista”, explica.

Segundo Filite, existe multa de estacionamento quando há uma área demarcada para parar o veículo e o motorista não respeita. Como no caso dos estacionamentos na diagonal, onde existe a delimitação.

Seta e rotatórias

Outra reclamação frequente em Maringá é que os motoristas se esquecem de dar seta. De acordo com o diretor da Semob, isso é passível de multa.

“Deixar de dar seta pode dar multa sim em qualquer situação, seja para estacionar, para fazer uma rotatória, para mudar de pista”, explica.

Nesse caso, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a infração é grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.

Outra atitude que rende multa é mudar de faixa e “fechar” outro veículo. Isso acontece muito em rotatórias, onde os motoristas acabam “cortando” outros veículos para conseguir entrar na via que desejam.

Nesse caso a infração é média, com multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação