Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Família faz campanha por medula óssea para maringaense com leucemia


Por Letícia Tristão Publicado 19/12/2018 às 10h00 Atualizado 19/02/2023 às 10h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O maringaense Thiago Ruy Amaral tem 29 anos e precisa de doadores de medula óssea para fazer um transplante e ter a chance de ser curado de leucemia. Para ajudar o irmão, Danielle Ruy Amaral criou uma página no Facebook para acelerar a busca.

Segundo ela, a família sofre com histórico de câncer há alguns anos. “Eu tive linfoma e me curei. Depois de cinco anos descobrimos que meu irmão tinha linfoma infoblástico agudo. Ele fez tratamento, e se curou também. Mas a doença voltou depois de três anos”.

De acordo com Danielle, Thiago teve uma inflamação na garganta que não curava, e os médicos constataram que a doença havia voltado como leucemia linfoblástica aguda na medula.

Agora, Thiago precisa de um doador compatível para transplante de medula. Danielle fez o teste de compatibilidade, mas deu negativo. Os pais são 50% compatíveis, mas por causa da idade não podem ser doadores.

Danielle conta que se inspirou na história do João Bombeirinho para criar a página na rede social.

“Comecei a compartilhar, lembrei de histórias de insistência como a do João Bombeirinho e vi que uma página onde eu pudesse mostrar a realidade da vida do meu irmão poderia ajudar. Além disso, serve para as pessoas se sensibilizarem de como é importante ter um gesto simples e tão nobre que é fazer o cadastro no banco de medula e doar sangue periodicamente. A gente pode salvar e fazer o bem”, diz.

Danielle afirma que está confiante assim como o irmão. “Estamos fazendo de tudo e teremos um presente de Natal”, diz.

Acesse a página

Seja um doador

Para ser um doador de medula óssea basta procurar o hemocentro mais próximo, onde será coletada uma amostra de 5 ml de sangue. Assim, os dados genéticos entrarão para o Registro Nacional de Medula Óssea (Redome).

Em Maringá, o hemocentro fica localizado na Avenida Mandacaru, 1600 – Parque das Laranjeiras. Telefone: (44) 3011-9400.

https://www.facebook.com/2205191106466883/videos/723526828014081/

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação