Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Maringaense de 5 anos vence o câncer: ‘medulinha pegou’


Por Nailena Faian Publicado 12/04/2019 às 19h15 Atualizado 21/02/2023 às 03h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em 2017, aos 4 anos de idade, Gabriel Katayama Fenili passou a ter febre com frequência. Perdia vários dias de escola por conta do problema de saúde. Preocupada, a mãe, Marina Katayama Fenili, levou o pequeno maringaense diversas vezes ao médico. No entanto, o diagnóstico inicial era gripe.

Depois de várias consultas, em agosto daquele ano, o menino fez um exame de sangue que constatou várias alterações. “Abri o resultado de noite e levei um susto. Estava tudo alterado”, lembra a mãe.

Gabriel precisou ser internado de imediato e mais exames e uma biópsia apontaram que ele estava com neuroblastoma, um câncer que geralmente acomete crianças. No caso dele era no mediastino – região da caixa torácica entre os pulmões que contém o coração, o esófago, traqueia, timo e a aorta torácica.

No dia 1º de setembro, Gabriel precisou ir para Curitiba para iniciar o tratamento. Foram 9 meses de quimioterapia.

“Em julho do ano passado, a médica disse que não tinha mais o que fazer. Mas eu disse que queria a cura. Então nós viemos para o Graacc, em São Paulo, que é referência no tratamento de câncer infantil”, conta Marina.

Lá, ele fez vários exames e foi constatado que não havia mais célula cancerígena no organismo. Para garantir que o câncer não voltasse, no dia 27 de março deste ano foi realizado um autotransplante de medula óssea, ou seja, com células do próprio menino. O procedimento se assemelha a uma transfusão de sangue.

Na última quarta-feira (10), Gabriel nasceu de novo. Isso porque a medula pegou, isto é, a medula já consegue produzir as células do sangue em quantidades suficientes.

“Deus abençoou e a medula veio com tudo, renovando a vida do Gabriel, um renascimento, uma nova vida, muitas lágrimas correram em nós, mas hoje é pra comemorar a Pega”, escreveu a mãe do menino na página do Facebook em que diariamente contava o dia a dia da luta que estavam vivenciando.

Hoje, com 5 anos e 8 meses de idade, a vontade dele é voltar para casa. A previsão é de que o retorno para Maringá ocorra no fim deste mês.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação