Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Maringá vai ganhar novo parque: localização já está definida


Por Redação GMC Publicado 19/07/2019 às 13h55 Atualizado 23/02/2023 às 13h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os últimos detalhes para a construção de um novo parque em Maringá foram acertados. Votado e aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema) em reunião ordinária nesta quinta-feira (18), o projeto de construção do Parque Linear Rio Samambaia entra, agora, em fase de licitação. O valor do projeto apresentado e orçado pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) está em R$2.907.194,87.

O parque, segundo a prefeitura, abrange os bairros Batel, Campos Elísios, Champagnat e Piatã.

O projeto do parque linear tem área total de aproximadamente 15 mil m², integrando parquinhos, quadras de basquete e vôlei de praia, pomar, estacionamento, pistas de caminhada, Academia da Terceira Idade (ATI) e palco cultural.

′′Esta área foi escolhida para ser o projeto-piloto dos parques lineares de Maringá, acabando com as sujeitas encontradas em espaços públicos′′, afirma a arquiteta da Sema Rosa Maria Loureiro.

A área será constituída de equipamentos culturais e de lazer, integrados por palco com arquibancada ao ar livre, áreas para eventos e descanso e espaço para feiras livres de produtores locais. Será realizado parceria com a Secretaria de Cultura (Semuc) para realização de projetos culturais no local.

A proposta apresentada prevê um parque florido, seguro e iluminado. Câmeras de vigilância e iluminação em LED, garantirão a segurança aos frequentadores. ′′Será uma área destinada ao plantio de espécies frutíferas, nativas da nossa região. Será uma área de educação ambiental para estudantes′′, afirma o engenheiro florestal da Sema, Mauricio Sampaio.

A estimativa é que o projeto seja iniciado no primeiro semestre de 2020. ′′A estrutura apresentada para nós é muito boa. A ideia do parque linear garante o acesso de regiões afastadas para a cultura e ao meio ambiente. Estamos muito ansiosos para ver o resultado final′′, afirma o secretário do Meio Ambiente, Marco Antônio.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação