Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Maringá terá uma série de eventos do Dia da Mulher


Por Lethícia Conegero Publicado 06/03/2020 às 20h41 Atualizado 23/02/2023 às 20h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Março é o mês da mulher, e Maringá terá uma série de eventos voltados para elas. Serão palestras, workshops, protestos, atividades culturais e serviços gratuitos. A começar pela programação da prefeitura, que vai realizar a ação “Todo dia é Dia da mulher”, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher). 

A abertura das atividades será neste domingo, 8, às 8h30, com caminhada no entorno do Parque do Ingá, e a programação continua ao longo do mês. Na segunda-feira, 9, às 8h30, será realizada palestra com o tema “Uma vida profissional de qualidade e sucesso”, com Sheila Almeida. Será na sala de reuniões da Semulher, na Av. Papa João XXIII. Na terça-feira, 10, às 9h, será realizada palestra sobre prevenção à violência contra a mulher no Serviço de Convivência Menino Jesus, na Praça Emiliano Perneta, 20.

Já na quarta-feira, 11, a partir das 9h, será realizada caminhada na Av. Brasil com distribuição de informativos alertando sobre a violência contra a mulher. O trajeto será da Av. Duque de Caxias até a Herval. Já na quinta-feira, 12, às 14h, a Semulher fará palestra sobre autoestima feminina no teatro do Cras Iguatemi. No mesmo dia, às 19h, será lançado o livro “As Mulheres na Luta Política”, da professora Tânia Tait.

Na sexta-feira, 13, às 9h, na Praça da Catedral, será o lançamento do projeto “Nocaute na Violência”, com aula de defesa pessoal com o professor Jorge Sena. O Cras Requião também receberá palestra sobre autoestima feminina no dia 18 de março, às 14h. E no dia 30 de março a Semulher fará o lançamento do projeto “Maria da Penha vai às escolas”.

Atos

O movimento Nenhuma a Menos terá programação durante todo o Dia Internacional da Mulher. O evento será das 8h30 às 17h, na praça Vereador Malaquias de Abreu, Zona 2, ao lado da Catedral. O evento terá painel de argila, rodas de conversa, aula de yoga, aula de defesa pessoal, espaço criança, apresentações de dança, apresentação de capoeira, feira artesanal e outros. As rodas de conversa vão discutir temas como estupro de crianças e adolescentes, o apagamento da mulher mãe, o local do homem na luta feminista, feminismo negro e outros. 

O Fórum Maringaense de Mulheres também vai realizar um ato no Dia da Mulher. Será uma caminhada ao redor do Parque do Ingá, com concentração às 9h. O ponto final do ato, intitulado “Basta Feminicídio”, será o Fórum da Justiça. A coordenação do evento pede que os participantes usem camisetas pretas. Está previsto ainda a fixação de cruzes e a colocação de sapatos femininos nas calçadas, como forma de lembrar das mulheres que foram assassinadas.

Shoppings

Shoppings de Maringá também terão programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No sábado, 7, o Shopping Cidade Maringá disponibiliza gratuitamente uma série de serviços para elas. Entre 13h e 17h, haverá orientação nutricional, jurídica e psicológica. Já às 15h, 17h e 19h, estão programados workshops de maquiagem. A ação para o Mês da Mulher no Shopping Cidade é feita em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Já o Maringá Park Shopping terá programação a partir da próxima quarta-feira, 11. Às 15h30, será realizada palestra gratuita sobre assédio com a psicóloga Carmem Cuenca e às 17h sobre violência com as advogadas Isadora Vier Machado, presidente do Núcleo Maria da Penha (Numape), e Beatriz Ady Fiorini Monteschio, presidente da Comissão de Violência Doméstica da OAB. O tema da palestra das 19h30 será “Desconstruindo o Feminismo” e contará com a participação de várias mulheres: Giuliana Lenza, presidente do Observatório Social de Maringá, psicóloga Carmen Cuenca e empresárias Danielle Cenerini e Mari Shiozaki.

A programação do Mês da Mulher no Maringá Park continua na quinta-feira, 12, às 15h30, com palestra sobre Educação Financeira com o Sicredi, e às 17h, com palestra sobre violência financeira com a advogada Talita Arruda e a Juíza de Direito da 2ª Vara de Família, Carmem Lúcia Ramajo. Por fim, a programação do shopping termina com palestra sobre empreendedorismo com Elizandra Servegnini, do Sebrae, às 19h30.

O Avenida Center vai oferecer aulão gratuito de defesa pessoal exclusivo para mulheres no sábado, 7, e domingo, 8, das 9h30 às 12h e das 15h às 17h30. Todas as vagas já foram preenchidas. A aula será com o professor Davi Patto, instrutor faixa preta de Krav Maga pela escola Bukan de Krav Maga, certificado pela Universidade Israelense Yuval.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação