Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Maringá terá colégio militar privado


Por Nailena Faian Publicado 19/10/2018 às 21h04 Atualizado 18/02/2023 às 16h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi anunciado nesta sexta-feira (19) que Maringá terá um colégio militar privado. É uma parceria entre a Associação da Vila Militar e a Feitep. A assinatura do contrato entre as partes será realizada na próxima quarta-feira (24).

O Colégio Vila Militar funcionará nas dependências da Feitep e terá capacidade para 360 alunos. Baseado em disciplina e hierarquia, oferecerá estudo para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Os professores e a estrutura organizacional serão compostas por professores militares e civis. Ainda não foi definido o valor da mensalidade. Em Curitiba, a mensalidade desse colégio é de até R$ 900.

A instituição deve começar a funcionar em março do ano que vem. Serão usadas as salas que já existem na Feitep, mas o colégio e a faculdade serão separadas para não misturar os alunos.

Uma exigência do Núcleo de Educação é a construção de uma quadra poliesportiva para o colégio.

O major da Polícia Militar Sandro Rodrigues diz que o grande diferencial é a estrutura pedagógica e militar. “O aluno vai sair preparado para a sociedade, para o convívio familiar. O professor se sente mais à vontade para dar aula porque sabe que será respeitado, que vai ter uma sala limpa, que não tem uso de celular à vontade, quem ganha com isso é a própria família”, diz.

Os alunos usarão farda que, segundo o major, é fabricada pela própria Associação da Vila Militar e mais barata que as das demais instituições particulares. “Também terá um padrão de cabelo, mas não é nada exagerado pois são crianças”, diz ele.

O colégio não será integral, mas oferecerá atividades no contraturno, como aulas de inglês e atividades físicas. Ainda não foi definido como será feita a contratação dos professores.

A expectativa é que bastante pais procurem a nova opção. “Quando conversamos com pais, com pessoas de municípios ao redor, percebemos que eles são receptivos com o colégio militar. Acredito que terá uma boa procura”, afirma o major.

Maringá também terá colégio militar público

Na semana passada, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, assinou decreto que cria um colégio militar público  em Maringá. Aqui na cidade, o colégio funcionará em uma instituição já existente e será oferecido aos alunos matriculados a possibilidade de continuarem na escola com a nova modalidade ensino.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação