Fechar

Maringá

Ranking nacional

Maringá sobe 6 posições e é a 9ª melhor cidade para fazer negócios

Publicado por Monique Manganaro , 11:54 - 26 de Outubro de 2018

Bloco de Imagem

Após subir seis posições do ano passado para cá, Maringá ganhou destaque em mais um ranking e foi classificada como a nona melhor cidade para fazer negócios no Brasil. Dentre as cidades paranaenses, Maringá perde somente para a capital Curitiba, que aparece em sétimo lugar na classificação geral. Nenhum outro município paranaense está classificado entre as 20 primeiras posições.

Segundo o estudo, a melhor cidade para fazer negócios no Brasil é Vitória (ES), seguida por São Caetano do Sul (SP) e São Paulo (SP). Entre as dez primeiras posições estão municípios apenas das regiões sudeste e sul do país.


Produzido anualmente pela Urban Systems para a revista Exame, o levantamento analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, considerando as cidades com as melhores oportunidades para se investir. No estudo deste ano, 310 municípios com mais de 100 mil habitantes em 2017, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram analisados em quatro diferentes aspectos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano.


O ranking das melhores cidades para fazer negócios é calculado pela metodologia de análise estatística chamada Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).


No aspecto desenvolvimento econômico, Maringá subiu da 36ª posição para a 33ª. Em desenvolvimento social, de 34 para 23, e em infraestrutura, passou da 27ª para 25ª posição. No entanto, no fator capital humano, a cidade perdeu cinco posições, passando de 22 para 27.


Segundo o estudo, as 310 cidades analisadas representam 70,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; concentra 62,1% das empresas e 72,6% dos empregos formais; e reúne 56,5% da população do país.

Bloco de Imagem

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo