Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Maringá: maioria dos idosos está no epicentro da circulação do vírus


Por Fábio Guillen Publicado 06/04/2020 às 18h31 Atualizado 23/02/2023 às 13h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A maior concentração de moradores idosos em Maringá está na área central da cidade, segundo estudos feitos pelo departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e divulgados na manhã desta segunda-feira, 6, pela Secretaria Municipal de Saúde.

A pesquisa fez um mapeamento dos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta que a maior quantidade de idosos proporcionalmente ao número de habitantes está na área central de Maringá, justamente a área onde há o maior número de casos confirmados de Covid-19 na cidade.

De acordo com o professor que está coordenando os trabalhos, Oséias Martinucci, existe uma preocupação com essa região porque a maior parte da população é idosa. Martinucci é geógrafo e trabalha com geografia da saúde.

“Temos nessa área uma maior parte da população com mais de 60 anos. Não significa que toda a população idosa está ali, mas a maior parte daquela população daquela região é idosa. E por ter mais concentração de Covid-19 nessa área central é extremamente preocupante porque existem idosos circulando nesses espaços”, disse Martinucci.

O estudo também aponta que os imóveis da área central são ocupados por uma parcela menor de moradores por domicílio. A maior parte de ocupação por domicílio está nos bairros mais afastados na região central, áreas consideradas de maior vulnerabilidade social no estudo.

“A capacidade de infusão do vírus nessas áreas é muito maior por vários fatores de vulnerabilidade. Se o vírus se espalha nessas áreas isso pode sobrecarregar o sistema de saúde muito rápido. Os domicílios são ocupados por mais moradores e se um contrair a doença todos podem pegar. Temos que ficar atentos e os moradores precisam se cuidar”, alertou o pesquisador.

A equipe do professor Oséias Martinucci, da UEM, está trabalhando as estatísticas geográficas com os números de referência do coronavírus para ajudar os gestores da saúde nas ações de prevenção.

Recomendação aos idosos

A recomendação das autoridades de saúde para quem tem mais de 60 anos é não sair de casa. Só faça isso em caso de extrema necessidade. Os idosos estão no grupo de maior risco do coronavírus.

Mapa mostra onde existem mais casos de coronavírus em Maringá

O mapa divulgado pela Secretaria de Saúde mostra, de forma genérica, as regiões com o maior número de casos confirmados de Covid-19. No mapa abaixo é possível ver algumas regiões vermelhas. Estas são as que mais têm casos confirmados da doença. A área central é a com o maior número de casos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação