Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Sumô, Che Guevara… Veja fatos sobre Maringá que você desconhecia


Por Victor Ramalho e Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica Publicado 08/05/2020 às 11h35 Atualizado 23/02/2023 às 04h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Neste domingo, dia 10 de maio de 2020, Maringá completa 73 anos de fundação. O município de mais de 400 mil habitantes e que é uma das melhores cidades para se viver no Brasil festeja a data com orgulho, tendo muitas histórias a serem contadas ao longo destas mais de 7 décadas. 

Algumas delas ainda são desconhecidas do público. Por isso, o GMC Online e o projeto Maringá Histórica, assim como em outras ocasiões, vai revelar algumas curiosidades sobre a cidade canção que você provavelmente não viu. Confira:

Atentado contra Américo Dias Ferraz

 

No fim de 1956, Américo Dias Ferraz foi eleito prefeito de Maringá. Segundo o Maringá Histórica, Ferraz não era muito bem aceito pela elite maringaense da época por ter uma origem simples.

Na véspera do Natal deste mesmo ano, Ferraz sofreu um atentado, na Barbearia Líder. Santo Ribeiro, jagunço de Aníbal Goulart Maia, desferiu uma série de tiros na direção do então prefeito da cidade.

De acordo com relatos, Ferraz conseguiu se esconder na cadeira do barbeiro e não foi atingido por nenhum dos disparos. Então, o jagunço teria ido embora com Maia, o mandante do crime.

A motivação do atentado seria a disputa pela concessão do matadouro da cidade, que até a eleição de Ferraz era de exclusividade de Maia. Conforme o Maringá História, em retaliação ao atentado, a população da cidade incendiou a casa de Maia.

‘Che’ Guevara em Maringá?

Talvez uma das histórias mais controversas e chamativas da lista. Em 1961, o revolucionário esteve no Brasil para receber uma honraria de Jânio Quadros. Ele teria passado pelo oeste do Paraná, planejando a ida para outros lugares da América do Sul.

De acordo com o Maringá Histórica, Guevara pode ter pernoitado em Maringá antes de seguir viagem para a Argentina. Ele teria escolhido o Hotel Vila Rica, no centro de Maringá, para a hospedagem.

Em 2019, o GMC Online entrevistou José Carlos Rosseto, atual proprietário do hotel. Segundo ele, os antigos donos confirmavam a passagem de Che pelo local.

Rosseto, que trabalha no hotel há 25 anos, diz que, infelizmente, não existem registros físicos que comprovem a hospedagem de Guevara, já que os documentos da época não existem mais.

Shows Históricos no Willie Davids: de Xuxa à Ivete Sangalo

O estádio regional Willie Davids já foi palco de diversas apresentações artísticas marcantes na década de 80 e 90 e início dos anos 2000. Entre os shows ‘inesquecíveis’, podemos destacar nomes como Ivete Sangalo, Xuxa, Chitãozinho e Xororó e, acredite, até mesmo Sandy e Júnior! 

No caso específico da ‘rainha dos baixinhos’, o evento aconteceu em 1988, em uma promoção do antigo Thermas de Maringá. 

Já Ivete se apresentou na cidade em duas ocasiões. A primeira em 2002, no show de abertura dos Jogos Abertos do Paraná. Em 2006, ela retornou à Maringá, dessa vez pela turnê ‘D’As Supernovas’. Relembre outras apresentações.

1955: O ‘Exorcismo no Guaiapó’

No meio de mais de 70 anos de história, é claro que existiriam fatos ‘sobrenaturais’. Um dos mais famosos é o de um exorcismo em uma casa do bairro Guaipó. O fato aconteceu em 1955 e foi documentado em livro pelo padre Benno Wagner, que realizou o exorcismo.

Segundo o padre, em depoimento à obra, a casa ‘tremia todas as noites e ninguém conseguia dormir ou ter paz naquele local’. Naquele mesmo ano, teria ocorrido um assassinato na residência, e os episódios sobrenaturais começaram em seguida. 

GMC Online teve acesso ao livro e escreveu uma matéria completa sobre a história. Releia

O prefeito que destruiu um bosque

A praça Napoleão Moreira da Silva, mais conhecida como ‘Praça da Pernambucanas’ já foi, no passado, uma área de vegatação nativa. Meio difícil imaginar atualmente, mas o local já foi um grande bosque, com diversos tipos diferentes de árvores.

Ele foi destruído em outubro de 1959, por funcionários da prefeitura, à epoca sob o comando do prefeito Américo Dias Ferraz, após um intenso embate entre empresários e o poder executivo.

As razões que levaram ao ‘fim’ do bosque no centro da cidade eram comerciais, mais precisamente uma rixa entre Américo e Angelo Planas, empresário de sucesso na época. Relembre a história.

Quando a intenet chegou em Maringá?

Em um mundo altamente ‘plugado’ na rede, alguns fatos curiosos passam despercebidos. Quando que a internet chegou em Maringá? O GMC Online foi atrás da resposta, na Universidade Estadual de Maringá.

Em 1989, a instituição de ensino recebeu um computador Mainframe IBM/4381, ligado à Bitnet. No começo, o equipamento era utilizado apenas para enviar e-mails. A Universidade foi pioneira na tecnologia em Maringá e no restante do Paraná, auxiliando posteriormente a entrada de outras instituições na rede, como UEL, UEPG e UFPR. 

Relembre a história completa!

O dia que o Grêmio enfrentou a União Soviética

13 de fevereiro de 1966. Em um amistoso preparatório no Estádio Regional Willie Davids, o Grêmio Esportivo Maringá (GEM) enfrentou a seleção da União Soviética (CCCP), até então uma das favoritas à Copa do Mundo na Inglaterra. 

A cidade parou para ver o Grêmio, recém-campeão paranaense em 63 e 64 enfrentar os soviéticos. Vitória dos maringaenses por 3×2. Apenas alguns dias antes, em 30 de janeiro, o Grêmio havia vencido outro compromisso internacional, um amistoso contra o Rapid Viena, da Áustria, por 4×3.

Tobogã no fundo da Catedral

No fim dos anos de 1960, na avenida Tiradentes, um tobogã gigantesco era administrado pela Toboganlândia Maringá. O brinquedo ficava aos fundos das Catedrais. Isso mesmo, no plural. É que a atual Catedral estava em construção e a Catedral de madeira ainda funcionava.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

FOTO DA CAPA: Thiago Louzada

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação