Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Maringá já teve personagem na Turma da Mônica; VEJA O DESENHO ANIMADO


Por Nailena Faian, com projeto Maringá Histórica Publicado 28/03/2019 às 14h04 Atualizado 20/02/2023 às 19h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você sabia que Maringá já teve um personagem na Turma da Mônica? O Ingazinho foi criado no estúdio do cartunista Maurício de Souza por meio de um contrato firmado com a prefeitura, há cerca de 30 anos. A intenção do então prefeito de Maringá, Ricardo Barros, no início da década de 1990, era que o personagem se tornasse o mascote da cidade.

Ingazinho teve uma aparição com a Turma da Mônica em uma revista que foi produzida e distribuída em escolas da rede pública e privada do município. Nela, lembra o projeto Maringá Histórica, os personagens visitam pontos turísticos da cidade de bicicleta mostrando seu valor histórico e debatendo a preservação dos espaços públicos.

Além da revista, também foi produzido um desenho animado que retratava tudo isso.

O Ingazinho usava um boné amarelo e uma camiseta branca, ambos com a inscrição M em vermelho, se referindo a Maringá. Também vestia um short preto e usava um tênis vermelho com detalhes em branco.

Além de defender a preservação dos espaços públicos, Ingazinho mostra vários trabalhos realizados pela gestão da época, como investimentos em creches municipais, em escolas profissionalizantes, entre outros projetos.

Uma lei municipal chegou a declarar Ingazinho como símbolo gráfico de Maringá para que o personagem não fosse apropriado somente por uma gestão. No entanto, por conta das discrepâncias partidárias, o projeto não teve continuidade.

No último dia 20, Ricardo Barros (PP), agora deputado federal pelo Paraná, postou em sua página no Facebook uma foto com o cartunista Maurício de Souza, em Brasília, onde relembraram o personagem Ingazinho. 

Assista ao desenho que mostra a Turma da Mônica percorrendo Maringá junto com Ingazinho.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação