Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Maringá está sem vacina de meningite, afirma Secretaria de Saúde


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 12/02/2019 às 19h07 Atualizado 20/02/2023 às 00h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria de Saúde de Maringá está sem doses da vacina Meningocócica C, que protege contra o vírus da meningite C. Oficialmente, o estoque acabou nesta segunda-feira (11). E só deve ser reabastecido na próxima semana.

É que um carregamento com vacinas chegou nesta terça-feira (12), com seis mil doses, que vão ser distribuídas pela 15ª Regional de Saúde para 30 municípios da região noroeste.

Em Maringá, a vacinação só ocorre a partir da próxima terça-feira (19). E só uma parte dessas vacinas fica na cidade.

A meningite voltou a ser assunto após a morte de uma criança de 1 ano e dois meses. A suspeita é que ela estivesse com o vírus. O resultado confirmando a tese deve sair em até duas semanas.

Apesar do desabastecimento, a população não precisa entrar em pânico, diz a coordenadora da sala de vacinas do município, Edelene Gois.

O desabastecimento não é só local. O Paraná tem recebido menos doses do governo federal, informou a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

LEIA TAMBÉM: Criança morre em Maringá com suspeita de meningite.

 

Em fevereiro, a Sesa recebeu 58 mil doses da vacina contra a meningite, que começaram a ser distribuídas nesta semana.

No caso da 15ª Regional de Saúde, o último carregamento de vacinas havia chegado em novembro do ano passado. A regional estava desbastecida até essa terça-feira – o que prejudicou 30 municípios da região noroeste.

O caso da criança que morreu, ainda é uma suspeita. Entretanto, a Saúde confirma agora que uma pessoa morreu na região por causa de meningite.

A vítima foi uma mulher que vivia em Astorga. No primeiro momento, a suspeita era de dengue hemorrágica em janeiro deste ano. Mas os exames apontaram meningite, explica a enfermeira da 15ª Regional, Grecy do Amaral.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Em 2018, o Paraná registrou 56 casos de meningite. Oito pessoas morreram. Maringá teve oito casos, mas sem morte.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que há atraso na distribuição da vacina, mas que o responsável é o laboratório produtor da dose. E que em 2018 enviou 563,4 mil vacinas contra a meningite ao Paraná.

Além disso, o Ministério informou que encaminha doses mensalmente aos estados – mas não respondeu ao questionamento da reportagem sobre quando irá haver a regularização das entregas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação