Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Conheça o primeiro computador que ligou Maringá à internet


Por Fábio Guillen Publicado 25/02/2020 às 13h00 Atualizado 23/02/2023 às 23h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi em 1973 que o primeiro computador chegou a Maringá. O destino? Uma sala da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A máquina, um Mainframe da marca International Business Machines (IBM), IBM /30 model 10, que naquela época só era usado para processar dados e não tinha conexão alguma com o mundo virtual.

A primeira conexão de Maringá com o mundo digital só chegou em dezembro de 1989, também na UEM, com a ligação do Mainframe IBM/4381 à bitnet, o que possibilitou o envio somente de e-mails.

“Naquela época eu era aluno na UEM. O que me lembro é que pouca gente usava a bitnet e era principalmente para envio e recebimento de e-mails. Utilizávamos terminais do Mainframe, que era conectado a bitnet, mas a principal utilização dele não era a comunicação. Isso era muito novo na época. Mas, foi o embrião para o que veio depois. Para o que temos hoje”, disse o chefe da Divisão de Infraestrutura do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UEM, Antônio da Silva Martins Júnior.

Essa rede chamada bitnet é considerada uma precursora da internet. Foi muito usada por universidades que trocavam informações e documentos via e-mail. E a ideia de trazer a bitnet para a UEM foi do professor Paulo Cezar de Freitas Mathias, que havia conhecido a tecnologia enquanto esteve afastado para um pós-doutorado nos Estados Unidos.

O reitor, na época, professor Fernando Ponte de Sousa, autorizou a instalação desse sistema e a Universidade entrou para a bitnet. A Universidade foi pioneira em Maringá e no Paraná, nas ligações com o mundo virtual, fornecendo conexão a bitnet nos anos seguintes a outros instituições de ensino do estado como a UEL, UEPG e UFPR. Dentro da UEM existia até uma sala que era inteira ocupada por um computador Mainframe.

A máquina em questão, um IBM/3090, voltou para os Estados Unidos por volta dos anos 2000, mas abaixo separamos algumas fotos de arquivo da Universidade. Dá para ter noção do tamanho.

Primeiro computador que ligou UEM à internet direta ainda está no campus

Com um monitor de tubo grande e meio amarelado e uma CPU na horizontal de aparência antiga, o computador que inaugurou a conexão de internet direta da UEM com o mundo virtual em 1995 ainda está guardado na Universidade Estadual de Maringá. O anterior, o Mainframe, só enviava e-mails e não tinha conexão com a internet diretamente.

“Essa máquina deve funcionar ainda. Não liguei ela recentemente, mas se ligar funciona sim. Na época ele era muito potente, mas hoje existem celulares com muito mais capacidade do que esse computador [risos]”, disse Antônio da Silva Martins Júnior.

A máquina que fez essa ligação direta é uma Workstation Risc SUN SparcStation 5. A Workstation, na época podia vir equipada com processador de 70, 85 ou 110 MHz Sun Microsystems microSPARC-II, suportava até 256MB de memória e usava HDs, CDROM e floppy drive SCSI. A máquina vinha com HD de 10GB e monitor tubo de 21 polegadas.

O computador ainda está intacto, guardado em uma sala do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade. Veja fotos abaixo.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação