Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Maria Aparecida de Jesus: a diarista ‘sorriso’ de Iguatemi


Por Fábio Guillen Publicado 15/02/2020 às 13h45 Atualizado 24/02/2023 às 00h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Acordar bem cedinho, antes do sol nascer, fazer um café bem gostoso e sair para trabalhar era rotina na vida de Maria Aparecida de Jesus, 83 anos. A diarista, muito conhecida no distrito de Iguatemi, como mulher sorriso realmente levava alegria por onde passava. Na casa das patroas era sagrado deixar o clima mais alegre e, claro, tudo impecavelmente limpo.

“Ela era muito caprichosa, responsável e de confiança das patroas. Não tinha horário livre na agenda para limpar casas de tanto que era procurada. Deixava qualquer casa suja um brinco e não gostava de ver sujeira”, lembrou saudosamente o filho, Valdecir Lúcio de Jesus, 48 anos.

Mineira da gema e paranaense de coração, Maria Aparecida de Jesus se casou bem cedo no interior de Minas Gerais e veio tentar a vida no Paraná com o esposo José, falecido há 8 anos. O casal foi muito feliz em terras maringaenses, onde tiveram seis filhos. Maria adorava reunir as amigas nos fins de semana para colocar a prosa em dia em Iguatemi, distrito de Maringá.

“Ela tinha muitas amigas. Por morar sozinha fazia muitas amizades mesmo. Era bem querida no distrito. Gostava de conversar e dar boas risadas”, contou o filho.

Nos últimos anos Maria Aparecida de Jesus se dedicou somente à família e às amigas. Depois de se aposentar deixou de ser diarista e decidiu descansar. Por ser uma mulher muito religiosa, ia praticamente todos os dias em alguma igreja. E eu digo alguma porque embora fosse católica, Maria não tinha preconceito com religião alguma.

“Ela era muito devota de Deus. Rezava muito. Não podia passar na frente de uma igreja, seja ela qual fosse, que já entrava e fazia suas orações. Ela acreditava em Deus e ponto. Dizia que todas as religiões são boas”, complementou Valdecir Lúcio de Jesus.

Amante dos bichos, dona Maria gostava de animais. Para a família deixou muitos ensinamentos, dentre eles um que o filho sente orgulho em falar: ela ensinou a nunca pegar nada que é dos outros. “Não atoa todos os filhos seguiram o caminho certo e são trabalhadores como ela”, disse o filho.

Maria Aparecida de Jesus deixa seis filhos e oito netos, dia 6 de janeiro de 2020, de causas naturais.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação