Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Mais de 9 mil alunos farão o Enem em Maringá; VEJA DICAS


Por Letícia Tristão Publicado 17/10/2018 às 11h00 Atualizado 18/02/2023 às 15h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A época de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de desespero para muitos estudantes. Afinal, essa é uma prova que pode abrir muitas portas e garantir bolsas de estudo em faculdades particulares ou vagas em universidades públicas.

Em Maringá, 9.269 estudantes farão a prova em colégios e universidades da cidade nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia de prova, além da pressão, os estudantes terão de lidar com o horário de verão: a mudança do horário vai coincidir com o primeiro dia de prova.

O Enem não é como um vestibular comum. Além de ser uma prova extensa, o exame é cheio de pegadinhas e o método de correção é minucioso, aponta até quando o candidato chutou uma questão.

Para evitar que você caia nessas armadilhas, preparamos uma lista com dicas para você mandar bem no Enem.

Treine!

Segundo o professor e coordenador de um cursinho pré-vestibular de Maringá, Ricardo Suzuki, faltando apenas algumas semanas para o exame, o aluno deve se preocupar em treinar e simular a prova. “Ao todo, são 180 questões (90 em cada dia) mais a redação, isso significa que em média o estudante tem 3 minutos para resolver cada questão e uma hora para a dissertação”, explica. O Enem é uma prova que testa também a resistência do candidato.

Leitura caprichada

Justamente por causa do tempo apertado para resolver cada questão, o aluno não pode perder tempo lendo e relendo a pergunta. Suzuki afirma que o candidato tem que focar em coletar todos os dados necessários para resolver a questão logo na primeira leitura.

Capriche mais

O professor explica que a interpretação de texto é essencial. “Muitos alunos dizem que não conseguiram resolver uma questão de matemática porque não entenderam o enunciado. Com o pouco tempo e perguntas grandes, há uma a chance alta de o aluno se perder. Por isso é preciso treinar bastante”.

Escreva!

A tão temida redação do Enem é uma dissertação e quem corrige espera que o aluno seja o mais sutil possível na hora de mostrar sua opinião na resolução do problema que o enunciado pede. Ser muito agressivo ou tentar defender posição política pode não ser uma boa, orienta Ricardo. A principal dica é sempre o treino. Quanto mais o candidato treinar escrever uma dissertação, melhor vai ficar. Lembrando que a prova espera que o aluno escreva as 30 linhas em uma hora. “Marque no relógio e simule a prova”.

Pontuação

A correção da prova do Enem é diferente e pode deixar todo mundo confuso. Apesar de ser uma prova objetiva, a avaliação é feita a partir do nível de dificuldade da questão. Isso significa que: caso o candidato acerte mais questões difíceis do que fáceis – de acordo com o Enem -, há uma grande chance de ele ter chutado essas questões. Logo, pontuará menos.

Esteja bem

Como o Enem também é uma prova de resistência, é importante se alimentar bem e manter-se hidratado antes e durante a prova.

Não existe receita mágica para mandar bem no Enem, mas as dicas valem ouro e podem fazer a diferença.

Concentração, treino e boa prova!

Foto da capa: Agência Brasil

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação