Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Lotéricas reabrem em Maringá com fila, mas distanciamento é respeitado


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 13/04/2020 às 14h22 Atualizado 23/02/2023 às 11h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ‘coronavoucher’ é um benefício emergencial para trabalhadores informais.

Para quem tem conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil o dinheiro é depositado automaticamente, se o beneficiário estiver cadastrado no CadÚnico ou se se inscreveu pelo aplicativo Auxílio Emergencial. Para quem não é correntista, é possível sacar o recurso de 600 reais nas lotéricas.

Em Maringá, depois de quase 25 dias fechadas, as lotéricas reabriram nesta segunda-feira, 13. Mas em decreto, a prefeitura determinou um calendário para evitar aglomerações. Nesta segunda, podem receber o benefício os nascidos em janeiro, fevereiro e março. E assim por diante, de três em três meses, até quinta-feira, 16, quando será a vez dos nascidos em outubro, novembro e dezembro.

A Meire Silva faz aniversário em abril, mas foi para a lotérica nesta segunda porque quer saber se terá direito ao benefício.

“Eu nasci em abril, mas eu vim ver se vai ter também, como que ia fazer. Mas ela [lotérica] não olha porque estou sem o cartão”, diz Meire, que não enfrentou fila e foi atendida rapidamente.

Além disso, a lotérica também adotou todos os cuidados de higiene e segurança, diz a gerente Nilcineia Ribeiro.

“A gente colocou álcool em gel em todos os caixas, colocamos faixas no chão, cartazes na porta para o pessoal obedecer a fila, […], [temos] duas filas, uma preferencial, outras para os caixas normais, e a gente espera que o pessoal não fique tumultuado. No momento tem pouco movimento, a gente espera que mais tarde o pessoal venha receber e pagar as contas […]. [A distância entre os funcionários] é de 1,5 m também”.

Em outra lotérica, também no centro de Maringá, o movimento estava bem maior, com fila do lado de fora. Mas o distanciamento estava sendo respeitado, e na porta da lotérica uma funcionária aplicava álcool em gel nas mãos dos clientes que entravam.

Ali, embora os primeiros dias sejam exclusivos para receber o coronavoucher, segundo a prefeitura, quase todo mundo estava na fila para pagar contas. Era o caso da Ana Paula Araújo.

“Pagar minha conta da faculdade e minha conta da Havan, deu graças a Deus que a lotérica abriu, porque eu não tinha conta nem no Bradesco, nem no Santander para estar pagando a minha conta. Precisava da lotérica para pagar. […] Eu ia ver ser alguém pagava para mim e eu passava o dinheiro para a pessoa”, comenta Ana Paula.

A Rose Silva também aproveitou o primeiro dia de lotérica aberta em Maringá para pagar contas que estão vencendo.

“Eu paguei minha água, minha luz, meu telefone, queria pagar a minha conta do Itaú, fui lá no Itaú e o banco mandou eu vir aqui [na lotérica], que eu pagava, mas como eu não tenho a fatura do banco eu não consigo para a minhas fatura. A fatura não chegou em casa. [Sobre tirar na internet], eu não sei, eu vou tentar fazer, mas eu não sei se vou conseguir”, Rose fala de sua situação.

O decreto municipal não deixa claro que o atendimento até quinta-feira é exclusivo para o pagamento de coronavoucher e dá a entender que todo cliente deve respeitar o calendário de nascimento.

As lotéricas vão abrir das 8h às 18h, de segunda a sábado.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação