Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Laudo confirma: criança de Maringá morreu de meningite bacteriana


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 16/02/2019 às 10h09 Atualizado 20/02/2023 às 02h26
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O menino de 1 ano e 2 meses que morreu no dia 8 deste mês em Maringá teve meningite bacteriana, segundo o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). 

A 15ª Regional de Saúde explica que o exame apontou o tipo Streptococcus, um dos tipos de meningite bacteriana.

A meningite é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro. A doença pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo, sendo a bacteriana considerada a mais grave. Porém, de acordo com a 15ª Regional de Saúde, o tipo bacteriano identificado no laudo não exige nenhuma ação de profilaxia preventiva, embora já tenha sido realizada após a notificação da doença.

Em Maringá, na semana passada, foi registrada outra suspeita de meningite bacteriana. O caso ocorreu numa creche. 20 alunos e três professores receberam quatro doses da medicação, no intervalo de 12h. E o estabelecimento também foi higienizado.

A melhor forma de prevenir a doença é a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede pública de Maringá, a vacina fornecida contra a meningite tipo C é a mais comum.

Atualizada em 17/02/2019, às 9h16 – Diferentemente do que havia sido informado, a Streptococcus não é a menos letal das meningites. A informação é de que é, sim, um tipo letal, mas não tão como a Neisseria meningitidis.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação