Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Lançamento do Plano Safra 2020/2021 é esperado pelo agronegócio


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 03/06/2020 às 14h41 Atualizado 24/02/2023 às 04h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um evento online, como manda a etiqueta sanitária dos tempos de pandemia. De Curitiba o Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. De São Paulo, a presidente da Sociedade Rural do Brasil, Teka Vendramini.

Em debate, pelo Facebook e Youtube, as perspectivas do agronegócio. O secretário Ortigara enumerou as ações que o Estado promoveu para amenizar no campo a crise causada pela pandemia do coronavírus.

E disse que a expectativa é pelo plano Safra 2020/2021, que deve ser anunciado no próximo dia 15 de junho. O plano pode significar a retomada da economia.

Enquanto isso, entre as ações do Governo do Paraná está a oferta de linhas de crédito para aumentar a liquidez.

“Trabalhamos intensamente para a postergação do vencimento das parcelas de financiamento rurais, inclusive, aquelas com recursos equalizados. Nós tomamos atitudes para manter ativa essencial, chamada: agricultura, agroindústria, produção, processamento e distribuição de comida. Dentro de uma profunda crise hídrica que afetou nossos custos, assim como o dólar afeta nosso custo futuro. [… ] Na expectativa de que tenhamos redução de custos de dinheiro, aumento de limites, melhoria substancial e aumento de recursos para o seguro rural, conjunto de atitudes da política agrícola que podem impulsionar a retomada consistente da nossa economia”, disse Ortigara.

O Plano Safra é uma injeção de recursos. Mas a pergunta de muitos produtores rurais, principalmente os pequenos, é: a que juros? O setor pede juros mais baixos, ainda mais num momento como esse.

A presidente da Sociedade Rural do Brasil, Teka Vendramini, disse que a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, está atenta a esta necessidade.

“Há 15 ou 20 dias atrás, teve uma outra reunião, tudo virtual, […], a convite da nossa Ministra Teresa Cristina, e quem que estava? O presidente do Banco Central. Então foi tudo isso que seriam essas taxas de juros que para o produtor rural estão completamente exorbitantes, a importância dos pequenos e médios produtores rurais nesse contexto, os grandes ainda tem uma outra maneira de se blindar […]. [Na reunião de] ontem, tudo isso foi falado mais uma vez, foi pedido mais uma vez ajuda, um olhar do Rodrigo Maia e das outras pessoas que pudessem compor”, pontuou a presidente da Sociedade Rural do Brasil.

O evento #OAgroNaoPara é uma realização da Sociedade Rural de Maringá e da GMC Eventos, com o apoio da CBN Maringá, empresas do Grupo Maringá de Comunicação.

A presidente da Sociedade Rural, Iraclézia de Araújo, avalia que o evento atendeu o objetivo de levar informação qualificada e responder às principais dúvidas.

“São informações reais que chegam a produtor de todos os níveis, a gente abriu também para que as perguntas fossem feitas e o que a gente não conseguia passar, pelo tempo, a gente vai encaminhar a essas pessoas, para que essas pessoas precisam saber daquilo que está acontecendo, elas tenham da fonte a informação real, transparente e precisa”, explicai Iraclézia.

O diretor da GMC Eventos, André Barros, também fez uma avaliação positiva da primeira edição do #OAgroNaoPara.

“[Os convidados] são pessoas muito importantes no setor de agronegócio, eles têm uma bagagem muito grande e acredito que a discussão que a gente teve foi muito relevante para o setor”, disse Barros.

A próxima edição será dia 16 de junho com o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, e com o presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira.

Todo o conteúdo do #OAgroNaoPara pode ser assistido na página da CBN Maringá no Facebook.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação