Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Jovem que se feriu em explosão de gás morre no hospital


Por Nailena Faian Publicado 10/08/2019 às 10h54 Atualizado 23/02/2023 às 20h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Morreu no hospital na madrugada deste sábado (10) o jovem de 22 anos que se feriu após a explosão de um botijão de gás em uma casa de Maringá, nessa sexta-feira (9).

Lucas Herreiro estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano em estado grave. Conforme o hospital, ele teve 80% do corpo queimado e acabou não resistindo aos ferimentos, entrando em óbito.

O acidente ocorreu em um imóvel da Rua Caqui, no Jardim São Jorge, na sexta de manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no local foi encontrada a mangueira de gás – que liga o botijão ao fogão – solta e o botijão vazio. As imagens divulgadas pela corporação mostram que o fogo se alastrou e destruiu outros cômodos do imóvel.

Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Paraná destaca os cuidados necessários para o manuseio e instalação de botijões de gás. Confira:

Atenção na compra do produto

Ao comprar botijão de gás deve-se prestar atenção na identificação da distribuidora do produto. É importante que tanto o caminhão de entregas quanto o botijão tragam, claramente, a mesma marca da distribuidora. Todo botijão de gás deve trazer um lacre sobre a válvula. Esse lacre não pode estar violado e deve apresentar, também, a marca da distribuidora. Recuse botijões muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.

Como Instalar

Instalar o botijão de gás no fogão é coisa relativamente simples, mas que exige cuidados. Em primeiro lugar, é preciso usar uma mangueira de gás e um regulador de pressão de gás aprovados pelo Inmetro. A mangueira é transparente com uma tarja amarela e traz a inscrição NBR8613 e a data de validade.

O regulador de pressão tem a marca Inmetro gravada e é válido por cinco anos, após o que precisa ser substituído. Instale o botijão rosqueando a borboleta do regulador na válvula. Não use ferramentaspara fazer isso, apenas as mãos. Para ver se há vazamento, faça espuma de sabão e aplique sobre a válvula.

Se a espuma borbulhar é porque há vazamento. Repita a operação. Não se assuste com um pequeno vazamento, o gás não é venenoso e o botijão não irá explodir. Entretanto, caso o vazamento persista, é importante remover o botijão para um lugar ventilado e chamar a empresa distribuidora.

Atenção

Nunca deite o botijão de gás e nem o coloque em local fechado;

Não coloque qualquer tipo de dispositivo no regulador de gás como, por exemplo, manômetros para verificar a pressão;

Nunca use mangueira de gás diferente da aprovada pelo Inmetro. O tamanho da mangueira também não pode ser aumentado, então nem pense em fazer extensões juntando várias delas. “Gambiarras” não combinam com GLP;

Nunca passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derretê-la e causar acidentes. Ao trocar o botijão, não deixe nenhuma chama acesa e nunca, jamais, em tempo algum tente ver se há vazamento usando um fósforo aceso;

Nunca aqueça o botijão para que ele “renda mais”. Se, ao chegar em casa, você sentir cheiro de gás, não acione o interruptor de luz nem acenda qualquer chama. Vá direto para as janelas e abra tudo. Depois remova o botijão para um lugar ventilado e chame a distribuidora de gás. É bom ter o telefone da sua distribuidora sempre à mão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação