Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

IBGE pesquisará 600 domicílios por mês em Maringá e região


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 05/05/2020 às 13h19 Atualizado 23/02/2023 às 04h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O IBGE quer ter traçar um retrato da Covid-19 no Brasil. E para isso deu início nessa segunda-feira, 4, uma pesquisa com quase 200 mil brasileiros.

Por causa do isolamento, a pesquisa será por telefone. Em Maringá, cinco pesquisadores do IBGE têm a meta de ligar para 150 pessoas da cidade e da região por semana, inclusive aos sábados e domingos.

A pesquisa vai durar até um mês depois do fim da pandemia. Os resultados serão divulgados toda semana. É o que explica o supervisor da Pnad Covid em Maringá, Sérgio Ricardo Braga da Silva.

“São 193 mil domicílios selecionadas em todo o Brasil. Aqui na nossa região de Maringá, são aproximadamente 600 casas que serão entrevistadas ao longo do mês […]. Os objetivos dessa pesquisas é, justamente, levantar essas informações a respeito dos sintomas associados à covid-19. Não só os sintomas, mas, também, as providências tomadas pelos moradores em relação a esses sintomas. Além das providências, sobre que tipo de estabelecimento de saúde foram procurados”, explica Silva.

Se o morador ficar desconfiado da ligação que receber em nome do IBGE pode confirmar a identidade do entrevistador.

“Para confirmar a identidade do entrevistador, o IBGE oferece algumas ferramentas. O morador pode entrar no site do IBGE e lá tem algumas ferramentas de identificação da pessoas que está realizando a entrevista. Tem também um site específico, nesse site tem um campo chamado ‘confirme a identidade do entrevistador’ […]”, diz o supervisor da Pnad.

Outra maneira de se certificar de que a ligação não é um golpe é ligando para o 0800 721 8181. A pesquisa vai reunir dados também para outros indicadores, como o PIB trimestral.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, cliquei aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação