Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Em Maringá, gastos com cigarro dobram em 5 anos


Por Nailena Faian Publicado 29/08/2018 às 16h48 Atualizado 18/02/2023 às 02h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Que fumar faz mal, todo mundo sabe. Só que largar o vício não é fácil. Assim, a indústria do cigarro não para. De 2013 a 2018, os gastos do maringaense com cigarro tiveram aumento de 98,7%, estima o IPC Maps. 

Só em 2018, o estuda estima que o maringaense vai gastar R$ 49,6 milhões com cigarro.

O estudo que projeta o potencial de consumo dos brasileiros foi obtido com exclusividade pelo portal GMC Online. Entre as 22 categorias de despesas elencadas pelo IPC Maps, como alimentação, vestuário, higiene e transporte, o gasto do maringaense que mais aumentou nos últimos cinco anos foi com cigarro.

Hábito causa doenças 

Fumar cigarro aumenta as chances de ter pneumonia. O fumo provoca uma reação inflamatória que facilita a entrada de outros agentes agressores nos pulmões.

A pneumonia foi a doença que mais matou maringaenses de janeiro a maio deste ano. Foram 76 óbitos contra 56 no mesmo período do ano passado.

Outra patologia que pode ser causada pelo consumo de cigarro é o câncer de pulmão. A doença apareceu na oitava posição das que mais mataram em Maringá nos primeiros cinco meses deste ano. Foram 25 óbitos.

Em 2017, foram 34 mortes, deixando a doença na terceira colocação das que mais mataram maringaenses.

Quer parar de fumar?

Quem deseja para de fumar, pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que oferece tratamento gratuito. São cerca de 20 UBSs que ofertam o serviço, mas em qualquer unidade é possível se inscrever para participar.

São quatro meses de reuniões, com palestras e uso de adesivo ou medicamento, depende de cada caso.

De acordo com a coordenadora do setor na Secretaria de Saúde, Maria Heloísa Cella, de 45 a 50% dos pacientes conseguem abandonar o cigarro.

Com colaboração de Luciana Penã, da CBN.

Foto de capa: EBC

Leia mais notícias de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação