Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Estudantes da UEM se mobilizam para paralisação


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 14/05/2019 às 20h13 Atualizado 21/02/2023 às 22h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ao longo desta terça-feira (14), alguns estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se mobilizaram. A ação foi uma espécie de pré-paralisação. Nesta quarta-feira (15), haverá uma paralisação nacional da educação. Não haverá aulas nas universidades publicas.

Nesta terça, estudantes de cursos como Direito, Artes Cênicas e Ciências Sociais fizeram cartazes e faixas com críticas ao Governo Federal. Entre outras frases, foram escritas “Por uma Educação que nos ajude a pensar e não a obedecer”, e “Essa Balbúrdia Formou Seu Ministro” – uma referência ao Ministro da Justiça Sergio Moro, que estudou na UEM.

Em abril, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que cortaria verbas das universidades que promoverem balbúrdias.

A mobilização na quarta (15) ocorre após uma série de ações do Governo Federal, desde congelamento de orçamento até corte de bolsas de pós-graduação. Na UEM, foram bloqueadas cerca de 30 bolsas.

Um dos organizadores das ações nesta terça é o estudante de artes cênicas Cesar Augusto Ferreira. Ele disse que é necessário se mobilizar para mostrar que a educação importa sim.

“As mobilizações desta terça e quarta-feira são para mostrar à sociedade a importância da UEM”, afirmou.

Mesa redonda

Às 18h desta terça (14), uma mesa redonda com o tema “E se a UEM fechar?” será realizada. O encontro será no estacionamento do Restaurante Universitário. Entre outros assuntos em pauta estão o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac), o Hospital Universitário (HU) e o corte de bolsas.

Ouça a reportagem.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação