Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Estação Espacial ‘passa’ pelo céu de Maringá neste fim de semana


Por Monique Manganaro, com informações de Nailena Faian Publicado 08/11/2019 às 13h53 Atualizado 24/02/2023 às 23h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Até a próxima segunda-feira (11), os maringaenses terão a chance de observar a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pelo céu da cidade. O laboratório espacial pode ser visto a olho nu, sem uso de qualquer material especial.

Em órbita na Terra, a estação é a moradia de vários astronautas e ambiente de estudos e pesquisas científicas. A ISS “passa” todos os meses pelo Brasil e, na maioria das vezes, pode ser observada no céu.

Neste mês, de acordo com o estudante de física da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, Ícaro Meidem, a observação em Maringá pode ser feita entre os dias 5 e 11, em horários específicos.

Se as condições climáticas colaborarem, o maringaense pode observar a estação nesta sexta-feira (8) a partir das 20h29. Às 20h32, especificamente, o satélite estará no ponto mais alto do céu, facilitando a visualização.

Neste sábado (9), a observação pode ser feita a partir das 19h40 e, às 19h44, é o momento em que a estação ficará mais visível. No domingo (10), entre 20h31 e 20h32, os maringaense poderão visualizar de forma nítida o satélite. E, na segunda-feira (11), é possível observar de forma precisa às 19h43.

Os melhores locais para observar a aparição da estação espacial são os pontos mais elevados da cidade, por exemplo, os bairros mais altos de Maringá.

Dicas de observação

Ícaro Meidem é apoiador do Grupo de Estudos Astronômicos de Iguaraçu (Geai) e trabalha com Divulgação e Ensino de Astronomia no Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá.

Em entrevista ao GMC Online, ele explicou que é preciso estar preparado para ver a passagem da estação. Ela é muito rápida, se movendo a 28800 Km/h a 400 km de altitude, de acordo com European Space Association (ESA).

O estudante disse que não é recomendável tentar ver a estação do centro da cidade porque os prédios atrapalham e as luzes ofuscam. “É bom se preparar para ver uns cinco minutos antes do horário previsto. À noite dá para ver a olho nu, pois seus panéis solares reetem a luz do sol e com isso vemos uma estrela bem brilhante passando pelo céu”, orienta.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação