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20 de abril de 2024

Especialista dá 7 dicas para você ter um site de sucesso


Por Monique Manganaro Publicado 17/04/2019 às 14h55 Atualizado 21/02/2023 às 04h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Há quem diga que, atualmente, é imprescindível que uma empresa esteja na internet, não importa de qual maneira. “Se o seu negócio não está na internet, ele não existe”, afirmam os mais radicais.

Sabe-se que, com o advento da tecnologia e a popularização do acesso à internet, anunciar e vender o seu produto ou serviço online é garantia de visibilidade e, em muitos casos, de retorno financeiro.

Embora as redes sociais sejam, hoje, a maior fatia do bolo quando a ideia de aparecer na web vem à cabeça, a verdade é que essas plataformas, na maioria das vezes, não se bastam sozinhas. Conforme explica o especialista Daniel Bogo, empresário e proprietário da empresa DBO Digital – que atua na criação e desenvolvimento de websites -, os sites ainda são ótima estratégia de Marketing Digital que, além de confiarem credibilidade à empresa, ajudam a mostrar o seu produto diretamente ao seu público-alvo.

A convite do portal GMC Online, Bogo elencou sete dicas que vão ajudar você a ter um site de sucesso, que alcança muitos visitantes e converte o interesse em vendas. Confira:

– Produza conteúdo, mas conteúdo de qualidade:

Da apresentação do site aos posts que você vai produzir, todas as mensagens transmitidas precisam de conteúdo de qualidade. Tanto a descrição da sua página/empresa, quanto as publicações feitas dentro da plataforma, além de assuntos interessantes e embasados, precisam reunir, de forma clara e sucinta, as palavras-chave em meio ao tema abordado.

É importante que cada palavra-chave seja repetida algumas vezes para que os mecanismos de busca identifiquem o assunto da sua publicação, seja dentro de textos em sites institucionais ou loja virtual. Além disso, crie links. A conexão com outros trabalhos divulgados no site é imprescindível para que sua página seja reconhecida.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa em um dos mecanismos de busca, o snippet, geralmente, é o primeiro contato que o seu site terá com o internauta. Esse é outro detalhe que necessita de atenção e cuidado.

O snippet é o pequeno texto que aparece na tela dos resultados de busca. Normalmente, inclui o título do site, uma breve descrição e a URL.

– Gere conteúdo de qualidade tendo em mente quem é o seu público:

Identificar o seu público pode fazer você aumentar as chances de sucesso. Saber a quem o seu conteúdo está direcionado ajuda você a criar mensagens mais atraentes e que gerem real interesse no leitor.

Você pode criar um site que trabalhe a seu favor cuidando dos pequenos detalhes.

Para começar o processo, tenha como base a seguinte pergunta: “quem vai acessar o meu site?”. A partir daí, além de produzir conteúdo que realmente importe para o seu público, você pode se arriscar a criar materiais mais inovadores e fora dos padrões.

– Mesmo na internet, é importante facilitar o contato com a empresa:

Mesmo que você mantenha todas as informações sobre a sua empresa em uma descrição clara na página inicial, podem surgir dúvidas aos visitantes. Por isso, para ter um site completamente satisfatório, é necessário que os seus contatos estejam visíveis e sempre atualizados.

Mantenha telefones, endereço, e-mail e outros números em locais de fácil acesso e, além de tudo, faça que eles sejam canais, de fato, de comunicação entre empresa e cliente.

– Palavras-chave são o segredo da otimização e SEO:

Quem nunca ouviu de alguém “procure no Google” enquanto buscava resposta para uma pergunta? Se o seu desejo é aparecer como uma dessas “respostas” para o questionamento de alguém, o SEO é a saída. Esse conjunto de técnicas vai estruturar, por meio das palavras-chave, as informações sobre o seu negócio, dar relevância e um melhor posicionamento ao seu site dentro dos buscadores.

– Não desperdice o tempo do seu visitante, faça que seu site carregue rapidamente:

Sites lentos e que demoram muito para carregar fazem o visitante perder o interesse pelo conteúdo. Se a espera é muita, a janela é fechada rapidamente. Além disso, sites que têm o tempo de carregamento curto fazem o Google posicioná-lo bem nos resultados de busca. Uma ferramenta que pode ajudá-lo nesse processo é o Google PageSpeed.

– Apresente-se da melhor forma, crie um site responsivo:

Quer ganhar pontos com o Google? Tenha uma versão mobile do seu site. Páginas responsivas são avaliadas positivamente, além de encher os olhos de quem as acessa. Neste ponto, é preciso retomar a dica anterior: tenha um site rápido, ainda mais quando ele será acessado pelo celular.

– Aparência é tudo e um layout profissional faz a diferença:

Reunir informações, dicas, contatos, produtos e serviços em um só local exige profissionalismo. Ter um layout pensado por profissionais faz a diferença quando o assunto é facilidade de navegação. A DBO Digital é uma empresa que trabalha para que o visitante do seu site encontre o que procura com facilidade, sem precisar enfrentar muitos obstáculos.

Saiba o que pensa o especialista

Site grátis funciona? “Na minha visão, mais importante que a ferramenta é o resultado final alcançado com ela”, diz Daniel Bogo, referindo-se a empresas que oferecem construtor de sites agregado a hospedagem de sites.

Existem centenas de hosts que oferecem “criador de sites”, mas na maioria dos casos o cliente assina o serviço antes de levar em conta que precisa ter o mínimo de conhecimento de layout, design e programação, mesmo que quase tudo seja feito no sistema “arrastando e soltando”.

“Quando o assunto é cercar os quatros cantos no mundo digital, não importa se você vai contratar uma empresa para criação de site, ou se vai utilizar uma plataforma de sites gratuitos, o importante é se preocupar principalmente com o gerenciamento de conteúdo”, afirma.

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