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24 de abril de 2024

Escolas públicas terão aulas de educação financeira a partir de 2020


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 25/05/2019 às 12h25 Atualizado 22/02/2023 às 15h04
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25% da população de Maringá tem alguma dívida não paga. São 106 mil maringaenses com o nome no banco de dados da Serasa. Quem deve, deixa de comprar. E vive no sufoco.

Nesta semana, Maringá mergulhou em educação financeira. Foi uma semana de palestras, work shops, consultorias em praças públicas… Com dicas como essa, do economista Edgar Abreu, da Brasilprev.

“O brasileiro paga as contas e se sobrar alguma coisa ele guarda. A postura tem que ser invertida: primeiro guarda, não importa quanto, mas se acostuma a guardar todo mês”, diz.

Ou como essa, da professora da Fundação Getúlio Vargas, Ana Paula Hornos. “Se você treina o seu filho, desde pequeno, a esperar… A paciência é uma habilidade que leva a uma vida financeira saudável.”

E na semana de educação financeira, Maringá lançou o movimento Prosperingá, para ensinar toda a população a lidar com dinheiro e gerar riqueza. Iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem). O presidente da entidade, José Roberto Mattos, reconhece que o projeto é ambicioso.

“A ambição maior é que de repente não fique só no Prosperingá, quem sabe Prospera Sarandi, Londrina, Paraná e quem sabe Prospera Brasil”, afirma. 

E a ideia é ensinar finanças pessoais logo cedo, na escola. Na rede municipal, o prefeito Ulisses Maia diz que está tudo certo para implantar o projeto. “Já é também uma determinação do MEC que isso conste da Base Nacional Curricular. E aqui nós vamos preparar os novos profissionais, investidores, empresários”, comenta Maia. 

Na rede estadual, o alcance será para todo o Paraná. O Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, diz que no ano que vem os estudantes devem receber noções de educação financeira.

“A gente está neste momento preparando o material didático. E neste material a gente quer incorporar matemática financeira e educação financeira.”

A proposta também deve chegar à rede particular de ensino. Ouça a reportagem completa

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