Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Em Maringá, Asumar ajuda na integração de surdos à sociedade


Por Letícia Tristão Publicado 29/08/2018 às 20h45 Atualizado 18/02/2023 às 02h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Há 28 anos, a Associação dos Surdos de Maringá (Asumar) atua no desenvolvimento e autonomia dos deficientes auditivos da cidade. Segundo a coordenadora-geral da entidade, Daniella Hernandes, o foco é a defesa e garantia de direitos para o surdo, além de orientar a família. “Promovemos ações para integração de pessoas surdas no mercado de trabalho e na sociedade”, explica.

Atualmente, 450 surdos estão cadastrados na Asumar. Daniella diz que a procura deles pela entidade é espontânea e esporádica, mas ações e palestras são realizadas mensalmente para garantir integração. Os palestrantes são voluntários e acompanhados de um intérprete. São quatro funcionários e três voluntários que integram a diretoria da entidade. 

A associação é licenciada pela prefeitura, mas, segundo a coordenadora, os recursos não são suficientes. Por isso são realizadas ações para arrecadar fundos para ajudar a manter a entidade.

A Asumar visita empresas e oferece curso de libras para servidores públicos e colaboradores de instituições que tenham funcionários surdos. A instituição também auxilia pessoas surdas que tenham dúvidas sobre direitos, mercado de trabalho e acessibilidade.

“Muitos nos procuram para ler documentos, empresas nos procuram para entrevista de emprego, rescisão de contrato, admissão…”, explica Daniella.

A entidade fica na Rua Pioneiro Luiz Fitz, 198, Jardim Paris III. Para mais informações ligue no (44) 3267-9980.

Série

Esta reportagem faz parte de uma série do Portal GMC Online que tem o objetivo de apresentar os trabalhos realizados por entidades assistenciais de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação