Fechar

Maringá

Série

Em Maringá, Asumar ajuda na integração de surdos à sociedade

Publicado por Letícia Tristão, 17:45 - 29 de Agosto de 2018

Há 28 anos, a Associação dos Surdos de Maringá (Asumar) atua no desenvolvimento e autonomia dos deficientes auditivos da cidade. Segundo a coordenadora-geral da entidade, Daniella Hernandes, o foco é a defesa e garantia de direitos para o surdo, além de orientar a família. “Promovemos ações para integração de pessoas surdas no mercado de trabalho e na sociedade”, explica.


Atualmente, 450 surdos estão cadastrados na Asumar. Daniella diz que a procura deles pela entidade é espontânea e esporádica, mas ações e palestras são realizadas mensalmente para garantir integração. Os palestrantes são voluntários e acompanhados de um intérprete. São quatro funcionários e três voluntários que integram a diretoria da entidade. 


A associação é licenciada pela prefeitura, mas, segundo a coordenadora, os recursos não são suficientes. Por isso são realizadas ações para arrecadar fundos para ajudar a manter a entidade.


A Asumar visita empresas e oferece curso de libras para servidores públicos e colaboradores de instituições que tenham funcionários surdos. A instituição também auxilia pessoas surdas que tenham dúvidas sobre direitos, mercado de trabalho e acessibilidade.


“Muitos nos procuram para ler documentos, empresas nos procuram para entrevista de emprego, rescisão de contrato, admissão...”, explica Daniella.


A entidade fica na Rua Pioneiro Luiz Fitz, 198, Jardim Paris III. Para mais informações ligue no (44) 3267-9980.


Série


Esta reportagem faz parte de uma série do Portal GMC Online que tem o objetivo de apresentar os trabalhos realizados por entidades assistenciais de Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo