Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Empresários apresentam proposta para retomar comércio em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 14/04/2020 às 22h53 Atualizado 23/02/2023 às 10h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e do Sivamar (sindicato que representa o comércio e o varejo) apresentaram uma segunda proposta de reabertura do comércio ao prefeito de Maringá nesta terça-feira, 14. Foi durante uma reunião no auditório Hélio Moreira. O documento foi entregue e será analisado pelo Executivo municipal.

Desde março, devido à pandemia do coronavírus, vários setores fecharam por conta de decretos municipais.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Michel Felippe Soares, a iniciativa entregue propõe horários alternativos, redução de equipes, entre outras medidas, semelhante ao que foi feito para indústria e construção civil.

“Nós propusemos uma abertura gradual das atividades comerciais, em toda a sua abrangência, tanto comércio de rua, como também os comércios de shoppings. Só que com percentuais de trabalhadores trabalhando de acordo com o porte da empresa. Esse percentual seria definido pelo número de colaboradores em cada empresa. E também com horário alternativo de trabalho, com horários diferentes para o comércio, para indústria, área médica, de supermercados, ou seja, com vários horários diferentes por segmentos, para não termos aglomeração de pessoas no transporte coletivo. Nós fizemos algumas alternativas do comércio até trabalhar de terça a sábado, e não termos mais segunda-feira”, declarou Soares.

Durante a reunião, o prefeito Ulisses Maia disse que irá analisar as propostas e quem sabe dar uma resposta até quinta-feira, 16. Em entrevista, preferiu não dar uma data.

“Vamos trabalhar nessa proposta. Essa reunião que fizemos aqui, com parte do comércio, é uma de três reuniões que fizemos só hoje [dia 14]. Temos feito reuniões com os diversos segmentos, desde empresariais a religiosos. Estamos tendo conversas com todo mundo, e tomando as decisões sempre com base em técnica, em informação, em orientação. Nós estamos afinados com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde. Não tenho uma data específica, mas conforme fizemos de forma segura para a indústria e construção civil, que voltaram, também faremos com o comércio. Entendemos que a parte econômica é importante, mas em todo momento vai prevalecer a proteção à vida”, afirmou o prefeito.

Após discussões entre o setor empresarial e o Executivo, construção civil e indústria retomaram suas atividades nesta segunda-feira, 13, mediante uma série de regras.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação