Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Em Maringá, ‘só’ 135 multas por falta de seta foram aplicadas em 2018


Por Nailena Faian Publicado 15/03/2019 às 20h17 Atualizado 20/02/2023 às 14h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“As pessoas pensam que os outros tem que ter bola de cristal no trânsito”, reclama a maringaense Priscila Soares sobre os motoristas que não dão seta na hora de trocar de pista. “A gente não sabe se a pessoa vai continuar, vai cruzar. Principalmente em rotatória, muitos não sinalizam”, diz ela.

Muitos reclamam que o maringaense não dá seta. E muitos não sabem que isso, além de poder provocar acidentes, acarreta em multa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a infração é grave, gerando multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.

Apesar de tantas reclamações, levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a pedido do portal GMC Online, mostra que o número de autuações por causa disso é baixo.

No ano passado, 135 multas foram aplicadas pela falta de seta. Em 2017, foram 136. Neste ano, 23 multas foram aplicadas. De acordo com o diretor da Semob, Marcelo Filite, o número de multas é baixo nesse caso por que geralmente os motoristas são orientados.

“Geralmente os agentes de trânsito conversam, orientam sobre o uso da seta. E também não é uma infração simples, o agente precisa analisar a situação como um todo para aplicar a multa. A gente percebe que isso acontece muito em rotatória, onde um carro acaba fechando o outro”, explica Filite.

Ele ressalta a importância de usar a seta para evitar acidentes. “É preciso dar seta em qualquer mudança de faixa que você for fazer. Se você está numa faixa e deseja mudar, você tem que usar a seta. Na rotatória também e em cruzamentos onde você vai fazer a conversão”, orienta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação