Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Criança vai parar na UTI após picada de escorpião, em Maringá


Por Nailena Faian Publicado 12/03/2019 às 21h43 Atualizado 20/02/2023 às 13h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um menino de 6 anos foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU) de Maringá após ser picado por um escorpião amarelo. O acidente com o animal peçonhento ocorreu nessa segunda-feira (11).

Nesta quarta-feira (13), o hospital informou que o estado de saúde do menino permanece grave. Ele está sedado e respirando por aparelhos. Ainda segundo o hospital, ele é morador de Maringá, mas o bairro onde ele reside não foi informado. 

Em Maringá, só neste ano, foram 14 acidentes com escorpiões registrados, diz a gerente de zoonoses da Secretaria de Saúde, Janete Fonzar.

2018

Em 2018, 762 acidentes envolvendo escorpiões foram registrados na 15ª Regional de Saúde de Maringá. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, que tem acompanhado a dispersão de escorpiões nos municípios dentro do Programa Estadual de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos e Venenosos.

No ano passado, foram registrados 3.144 acidentes no Paraná, sendo a maior parte no Norte, Oeste e Noroeste do Estado. Das 22 Regionais de Saúde, os maiores números de ocorrências foram registrados nas regionais de Maringá (762 casos, sendo 223 somente no município de Colorado) e de Paranavaí (518 casos). Na regional de Curitiba, houve ocorrências na capital e em Pinhais. Neste ano de 2019, até fevereiro já foram registrados 175 casos em todo o Paraná.

Entre as espécies nativas, todas podem causar acidentes. Porém, a maior parte dos casos registrados nos últimos anos foi causada pelo escorpião amarelo, de forte veneno, que não é uma espécie nativa, mas que foi introduzida no Paraná, antes dos anos 90. Isso ocorreu pelo transporte passivo destes animais, que se escondem em vãos de lenhas, tábuas e outros materiais, sendo levados para outros municípios, estados ou até países.

Com AEN.

Atualizada às 8h54 para acréscimo de informações

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação